Ilha protegida no litoral de SP reserva cenários paradisíacos; conheça

Praias paradisíacas, sabores exóticos e calmaria. Essas são características da estância turística de Cananéia, que atrai milhares de pessoas anualmente para o litoral de São Paulo. Com trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos, o arquipélago reúne culinária, paisagens e, é claro, praias de mar limpo.

O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Cananéia é habitada por 12.289 pessoas. Segundo a prefeitura, a cidade, repleta de riquezas naturais, é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada da costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso é ponto turístico de destaque em Cananéia (SP) — Foto: Departamento de Cultura de Cananéia

A cidade está no centro de um corredor biológico de 110 km que vai desde a foz do Rio Ribeira, em Iguape (SP), até a baía de Paranaguá (PR).

Localizada a 262 km de São Paulo, Cananéia é um arquipélago composto pelas Ilhas do Cardoso, Bom Abrigo, da Casca e a própria Ilha de Cananéia, além de uma área continental que abriga seis unidades de preservação ambiental.

A cidade oferece uma rica combinação de praias deslumbrantes e um valioso patrimônio histórico para explorar.

Importância natural

Parque Estadual Lagamar de Cananéia (Foto: Semil/Divulgação)

De acordo com a prefeitura, o município abrange quatro ecossistemas: manguezais, dunas, restingas e Mata Atlântica. Ao longo de toda a faixa litorânea, é possível encontrar trechos de manguezais e restingas, enriquecendo ainda mais a diversidade ambiental da região

Cananéia é uma das cinco integrantes da Região Turística Lagamar, que conta com Iguape, Ilha Comprida, Pedro de Toledo e Pariquera-Açu. O termo Lagamar se refere a uma área geográfica de transição entre a terra e o mar, com extensos sistemas de estuários e baías.

De acordo com o Governo de São Paulo, o Complexo Estuarino foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade, em razão de sua relevância ecológica.

O título conquistado em 1999 destaca a região por abrigar a maior área de manguezal preservada do Brasil, um ecossistema essencial para a biodiversidade marinha e para o equilíbrio ambiental da costa.

Cachoeira do Mandira, perto da Comunidade Quilombola do Mandira, tem duas piscinas naturais e várias corredeiras (Foto: Governo do Estado de SP)

Beleza preservada

A Ilha do Cardoso é um dos principais atrativos de Cananéia, com uma área de 13,6 mil hectares, o que equivale a cerca de 20 mil campos de futebol. Em 1962, foi transformada em parque estadual, tornando-se a primeira ilha de São Paulo a receber uma proteção especial.

De acordo com a Prefeitura de Cananéia, são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica no local. A ilha é lar de animais grandes e de menor porte, como bugios, suçuaranas e veados-mateiro. Há um total de 86 espécies catalogadas pelo Instituto Florestal de São Paulo.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso abriga praias com mar calmo e limpo em Cananéia (SP) (Foto: Prefeitura de Cananéia/Divulgação)

A ilha conseguiu se manter preservada porque não tem acesso fácil. Para chegar de carro, é necessário seguir pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até Cananéia. O acesso à Ilha é feito do porto, de onde partem escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades tradicionais.

Ainda segundo a prefeitura, a ilha é composta por seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida a do Marujá. Em alguns casos, é necessário agendar passeios com monitores ambientais para acessá-la.

Além de sítios arqueológicos e outras paisagens naturais, como cachoeiras. Na Ilha do Cardoso ficam algumas das praias mais bonitas de Cananéia.

Conheças as principais:

  • Praia do Marujá
Praia do Marujá é a mais extensa da Ilha do Cardoso ( Foto: Prefeitura de Cananéia/Divulgação)

Segundo a prefeitura, a praia fica no Núcleo Marujá, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A comunidade é a mais populosa da ilha e também a que tem mais infraestrutura para o turismo. São 18 km de areia e o mar é excelente para banho durante todo o ano.

Assim como toda a Ilha do Cardoso, a comunidade não tem energia elétrica. O serviço é obtido por meio de energia solar ou gerador. Entre os atrativos, está a culinária local composta por peixes frescos.

Como acessar? O acesso à comunidade é feito por embarcações comerciais que, diariamente, realizam o traslado partindo do píer Avenida beira Mar, em Cananéia.

A duração média é de uma hora de navegação, em embarcação pequena, ou também via bairro do Ariri, na área continental em Cananéia, de onde também saem embarcações de passeio.

Outra alternativa para acessar o Marujá é por meio do serviço de lancha, disponibilizado pelo Departamento Hidroviário do Estado.

  • Praia de Laje
Praia de Laje é uma das mais isoladas da Ilha do Cardoso (Foto: Prefeitura de Cananéia/Divulgação)

A Praia de Laje, também situada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, é uma das mais isoladas da ilha. Segundo a Prefeitura de Cananéia, trata-se de uma praia preservada com água cristalina e ótima balneabilidade para banho.

A partir da praia da Laje, encontra-se a entrada da trilha que dá acesso às piscinas naturais da Laje, outro importante atrativo da ilha.

Como acessar? A partir da praia do Marujá, por trilha pelo Morro da Tapera, ou pelo costão rochoso, a uma distância de cerca de sete km.

  • Praia de Foles
Praia dos Foles (Foto: Prefeitura de Cananéia/Divulgação)

A Praia de Foles é dividida em duas por um costão rochoso. De um lado fica Folinhos, e do outro Foles, ambas com vista incrível para o mar aberto.

Segundo a prefeitura, no final da praia de Foles há um outro atrativo: uma pequena piscina natural, com água cristalina.

Como acessar? De acordo com a prefeitura, o modo mais fácil de chegar é pela Praia do Cambriú, que fica a cerca de dez minutos de caminhada. É necessário contratar um Monitor Ambiental cadastrado no Parque Estadual Ilha do Cardoso.

  • Praia do Pereirinha
Praia do Pereirinha é a mais badalada de Cananéia (SP) (Foto: Prefeitura de Cananéia/Divulgação)

Segundo a Prefeitura de Cananéia, a praia do Pereirinha é a mais próxima do centro de Cananéia e, por isso, a mais movimentada. Por ser uma área do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no entanto, tem capacidade de carga e comporta apenas mil visitantes por dia.

Além do mar tranquilo, é bem frequente a aparição de botos cinza nadando por perto. Para quem deseja uma infraestrutura básica de restaurantes e meios de hospedagem na comunidade tradicional, essa é uma boa pedida.

Na Praia do Pereirinha, também há a base do Núcleo Perequê do Parque Estadual, que abriga um museu com curiosidades sobre as espécies nativas de animais, uma trilha suspensa sobre o manguezal, mirante e estrutura para receptivo com apoio de monitores ambientais.

Para visitar o Núcleo Perequê, é obrigatório acompanhamento de monitores ambientais credenciados.

Como acessar? Para chegar a essa praia, é preciso fazer traslado náutico com embarcações credenciadas que partem regularmente do Píer Municipal, na Avenida Beira Mar.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas