Neblina paralisa travessias de balsas no litoral de SP e suspende navegação no maior porto do hemisfério sul

Uma densa neblina cobriu o céu da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (4). Devido ao fenômeno, as travessias de balsas litorâneas foram paralisadas e a navegação foi suspensa no canal do Porto de Santos, o maior do hemisfério sul.

De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo, a entrada e saída de navios foi suspensa às 5h10 por conta das condições meteorológicas, pois a visibilidade está abaixo de 500 metros.

Neblina interrompe travessias de barcas e população utiliza catraia no litoral de SP(Foto: Reprodução

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou que as travessias de balsas e barcas foram paralisadas devido ao forte nevoeiro. “A Semil reforça que as operações serão retomadas assim que as condições climáticas permitirem, com o objetivo de garantir a segurança de todos os usuários e tripulações”.

A primeira operação a ser suspensa foi a da travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho, às 5h18. Em seguida, a Semil paralisou as balsas entre Santos e Guarujá às 5h52 e, por último, a travessia entre Bertioga e Guarujá às 6h14.

Alguns moradores usaram a catraia (embarcação menor) para se locomover entre Santos e Vicente de Carvalho. O transporte funciona com administração privada (assista no início da reportagem).

Por volta das 10h, o canal do Porto de Santos foi reaberto. A travessia entre Santos e Guarujá retomou a operação às 8h13, a travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho às 8h25 e as balsas entre Guarujá e Bertioga voltaram a funcionar às 7h20.

Neblina cobriu céu em Santos (SP) (Foto: Nicole Vasques/g1)

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva nesta quarta-feira (4), mas o céu deve seguir encoberto por nuvens durante a tarde. Os termômetros deverão marcar no mínimo 18ºC e máximo 29ºC.

Já na quinta-feira (5), as temperaturas caem para mínima de 14ºC e máxima é de 26ºC. O dia será encoberto com possibilidade de chuvisco. As condições devem se repetir na sexta-feira (6), quando os termômetros devem marcar no máximo 23ºC.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas