Estradas no litoral de SP terão 10 pontos com cobrança automática de pedágio; veja os locais

As rodovias que fazem parte do ‘Lote Litoral Paulista’ que serão concedidas pelo Governo de São Paulo à iniciativa privada, e ligam o Alto Tietê ao litoral de São Paulo, vão contar com o sistema Free Flow. A tecnologia faz a leitura da placa ou de um chip instalado no veículo que permite gerar a cobrança ou o pagamento automático das tarifas de pedágio. (entenda mais abaixo)

O leilão para conhecer a empresa que vai administrar 213,5 quilômetros das rodovias Padre Manoel da Nóbrega, Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga está agendado para a próxima terça-feira (16). A fiscalização contratual será de responsabilidade da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Pedágio ficará localizado na Padre Manoel da Nóbrega, na altura de Itanhaém (Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores de Itanhaém)

Dos 15 pórticos, que substituem os tradicionais pedágios, 10 ficam na Baixada Santista. As estruturas equipadas com sensores e câmeras serão espalhadas da seguinte forma: 12 pontos na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055); um na Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, e dois na Mogi-Dutra (SP-088).

O sistema free flow já está em vigor em outras rodovias do estado e do Brasil. Ele permite que motoristas trafeguem sem precisar parar nas praças de pedágio. No caso do Lote Litoral Paulista, os valores das tarifas vão variar de R$ 1 e R$ 6.

As estradas que fazem parte da concessão passam pelas seguintes cidades: Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

Trechos de cobertura de pedágios

PórticoRodoviaKm início e fim
P01SP-088 (Mogi-Dutra)Do km 32 ao km 39,45
P02SP-088 (Mogi-Dutra)Do km 40,50 ao km 49,50
P03SP-098 (Mogi-Bertioga)Do km 56,65 ao km 98,10
P04SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 211,40 ao km 248,10
P05SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 373,57 ao km 389,80
P06SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 366,02 ao km 373,57
P07SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 354,43 ao km 366,02
P08SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 345 ao km 354,43
P09SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 337,46 ao km 345
P10SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 329,91 ao km 337,46
P11SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 322,37 ao km 329,91
P12SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 314,83 ao km 322,37
P13SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 307,29 ao km 314,83
P14SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 299,74 ao km 307,29
P15SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega)Do km 292,20 ao km 299,74
Fonte: Edital Lote Litoral Paulista

Municípios

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a concessão prevê que o trecho entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes será completamente duplicado e com três faixas de rolamento entre a SP-070 e o município mogiano para eliminação de gargalos rodoviários.

Já o deslocamento entre Mogi e Bertioga contará com faixas adicionais, acostamento e rampas de escape, que darão mais segurança aos motoristas.

O trecho Bertioga-Santos também será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já a rota entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades e alternativas gratuitas para a população. O trajeto Miracatu-Peruíbe passará por duplicação das vias, além de inclusão de dispositivos viários, marginais e passarelas.

Sistema Free Flow

Pórtico em rodovia de São Paulo. (Foto: Artesp/Divulgação)

O sistema Free Flow conta com equipamentos que possuem câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança [adesivo instalado no carro] ou pela placa do veículo, permitindo a cobrança da tarifa de forma mais fácil, rápida e segura.

O valor da tarifa deverá ser pago em um portal disponibilizado pela concessionária. Os motoristas que optarem pelo pagamento automático terão um desconto de 5% no valor da tarifa. Haverá também o benefício do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que não foi informado.

O número de pórticos do Free Flow que serão instalados ao longo do trecho do Lote Litoral Paulista é maior do que as praças de pedágio convencionais que funcionam atualmente no trajeto.

Fonte: G1

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