Voluntários encontraram uma lata de cerveja fabricada há exatamente 32 anos durante uma ação de limpeza na Praia de Jurerê, em Florianópolis, nesta sexta-feira (5).
Um vídeo divulgado pela equipe do Eco Local Brasil mostra que a cerveja foi produzida em 5 de abril de 1992.
Uma das pessoas que participaram da ação, Jan Daniel Lorenzon, disse que ficou surpreso ao perceber a coincidência, embora produtos antigos sejam encontrados com frequência. “O mais louco é achar no dia 5 do abril de 2024 uma lata que foi fabricada no dia 5 de abril de 92”, comentou.
Eles estavam em um grupo de aproximadamente 40 pessoas, e não foi possível identificar o responsável por encontrar o item.
A lata com design antigo em meio aos demais itens recolhidos, no entanto, chamou a atenção dos voluntários.
“Na hora foi uma surpresa muito grande. Estávamos fazendo a triagem e uma voluntária comentou que a lata deveria ser bem antiga devido ao design. Foi quando pegamos para olhar a data impressa e, para espanto de todos, tinha sido o fabricada no mesmo dia 05/04, só que de 1992”, relatou.
Ele explica que, durante as ações, as pessoas recolhem o lixo enquanto caminham. No fim, cada um despeja os baldes com os materiais capturados em uma lona, onde começa a ser feita a separação dos materiais.
Segundo o coordenador do grupo Filipe Pedroso de Oliveira, a suspeita é que a lata estivesse escondida na restinga, protegida do sol e da chuva, por bastante tempo. “Quando ela fica exposta na água por muito tempo, apaga a data”, informa.
Uma lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor na natureza, conforme o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz).
Oliveira comenta que outras latas antigas já foram encontradas durante ações, que ocorrem principalmente na Capital e no Litoral Norte de Santa Catarina. “A gente tem um museu bem legal aqui com um monte de coisa”, comenta.
Fonte: G1