Lata de cerveja fabricada há exatos 32 anos é encontrada em limpeza de praia em Florianópolis

Voluntários encontraram uma lata de cerveja fabricada há exatamente 32 anos durante uma ação de limpeza na Praia de Jurerê, em Florianópolis, nesta sexta-feira (5).

Um vídeo divulgado pela equipe do Eco Local Brasil mostra que a cerveja foi produzida em 5 de abril de 1992.

Uma das pessoas que participaram da ação, Jan Daniel Lorenzon, disse que ficou surpreso ao perceber a coincidência, embora produtos antigos sejam encontrados com frequência. “O mais louco é achar no dia 5 do abril de 2024 uma lata que foi fabricada no dia 5 de abril de 92”, comentou.

Lata de cerveja foi encontrada no dia em que completou 32 anos de fabricação (Foto: Divulgação)

Eles estavam em um grupo de aproximadamente 40 pessoas, e não foi possível identificar o responsável por encontrar o item.

A lata com design antigo em meio aos demais itens recolhidos, no entanto, chamou a atenção dos voluntários.

“Na hora foi uma surpresa muito grande. Estávamos fazendo a triagem e uma voluntária comentou que a lata deveria ser bem antiga devido ao design. Foi quando pegamos para olhar a data impressa e, para espanto de todos, tinha sido o fabricada no mesmo dia 05/04, só que de 1992”, relatou.

Ele explica que, durante as ações, as pessoas recolhem o lixo enquanto caminham. No fim, cada um despeja os baldes com os materiais capturados em uma lona, onde começa a ser feita a separação dos materiais.

Segundo o coordenador do grupo Filipe Pedroso de Oliveira, a suspeita é que a lata estivesse escondida na restinga, protegida do sol e da chuva, por bastante tempo. “Quando ela fica exposta na água por muito tempo, apaga a data”, informa.

Uma lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor na natureza, conforme o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz).

Oliveira comenta que outras latas antigas já foram encontradas durante ações, que ocorrem principalmente na Capital e no Litoral Norte de Santa Catarina. “A gente tem um museu bem legal aqui com um monte de coisa”, comenta.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas