Uma toninha foi encontrada morta com apetrechos de pesca na praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o animal, uma espécie de golfinho, está em risco de extinção.
O animal encontrado por banhistas na faixa de areia da praia estava com perfurações em diferentes partes do corpo. O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos para atender a ocorrência por volta das 14h30.
Imagem mostra um objeto de pesca preso ao focinho do animal que já estava em estado de decomposição.
O Instituo Gremar explicou que nessa época do ano o número de encalhes costuma registrar certa elevação devido ao período de reprodução da espécie.
“Mas, a captura acidental, a poluição das águas e a sobrepesca que reduzem a disponibilidade de alimento, também são fatores agravantes”, explicou o Gremar, por meio de nota.
A instituição afirmou também que não foi possível identificar a causa da morte da toninha devido ao estado de deterioração. O animal foi retirado do local pela limpeza pública.
Ameaçado de extinção
O livro ‘Toninha: um pequeno cetáceo ameaçado de extinção’ do Instituto Oceanográfico da USP destaca que a expectativa de vida das toninhas é de cerca de 20 anos.
O estudo mostra que o animal da espécie mamífero aquático é o mais ameaçado de extinção no Sudoeste do Oceano Atlântico. O mamífero está classificado como vulnerável à extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Fonte: G1