A mergulhadora profissional Kayleigh Grant, que trabalha no Havaí, postou uma situação inusitada em suas redes sociais: na cena, ela faz carinho na barriga de um tubarão, que fica de barriga para cima, como um verdadeiro pet. Como isso é possível?
Especialista em mergulhos com animais, Grant costuma dar dicas aos seguidores. Neste caso, ela explicou que “quando esta grande fêmea de tubarão-tigre ficou presa na imobilidade tônica perto da parte de trás do barco, tive que massageá-la um pouco na barriga”.
A cena é comum na vida dos tubarões, que têm esse comportamento natural ligado à reprodução. Ao ficar de barriga para cima, os animais entram em uma espécie de “transe”, indefesos.
“Tubarões possuem diversos eletroreceptores, células nervosas. Quando a gente consegue tocar o tubarão em um local apropriado, vira o animal de barriga para cima e ele entra em um estado de transe. Basicamente, são três pontos: focinho, nadadeira dorsal e nadadeira caudal. Ele segura ali com a mão, desvira, e o tubarão volta normal. Quase que uma hipnose”, explica o biólogo marinho Rafael Franco, em entrevista ao Globo Repórter.
A técnica é usada por especialistas em cativeiros para poder examinar e colher amostras destes animais, em exames veterinários. No vídeo de Grant, é possível ver a mergulhadora tocando o focinho do tubarão-tigre, que “acorda”. Veja a cena completa:
Fonte: Um Só Planeta