Uma baleia de pelo menos 10 metros de comprimento foi encontrada morta na Praia da Ponta Azeda, em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (14). Essa é a segunda baleia encontrada morta no litoral paulista em menos de 24h.
De acordo com o Instituto Argonauta, a equipe já havia recebido a informação sobre o avistamento de duas baleias mortas em praias do litoral nesta semana.
No entanto, a primeira baleia – com 12 metros de comprimento – só foi encontrada na quarta-feira (13), na Ilha Anchieta, próximo à Praia do Sul, em Ubatuba (SP).
A segunda baleia encontrada nesta quinta-feira é um pouco menor do que a primeira encontrada pelo Instituto: possui 10 metros de comprimento.
Assim como a primeira, a baleia encontrada em Ilhabela não teve a espécie identificada. Isso porque, em ambos os casos, os mamíferos foram encontrados em estágio avançado de decomposição.
O Instituto Argonauta informou que foram coletados materiais biológicos do animal para identificação da espécie. No entanto, a causa da morte será difícil determinar, haja visto o estágio de decomposição da baleia.
O órgão afirmou ainda que a baleia encontrada nesta quinta em Ilhabela também deve ser ancorada para que se decomponha naturalmente.
Primeira baleia
Nesta quarta-feira (13), uma baleia de espécie não-identificada também foi encontrada no litoral norte paulista, em Ubatuba. O animal, de 12 metros, foi localizado na Ilha Anchieta, próximo à Praia do Sul.
O Argonauta explicou que o acionamento havia sido feito por uma equipe de monitoramento do Parque Estadual da Ilha Anchieta ainda no fim da tarde de terça (12). A equipe havia relatado ao Argonauta o encontro de duas baleias mortas no local.
Pelo tamanho da baleia, o Argonauta acredita se tratar de um animal já adulto. O Instituto afirmou também que será difícil determinar a causa da morte da baleia, no entanto, nenhum indício de contato com rede de pesca foi encontrado no animal aparentemente.
Fonte: G1