Dificilmente banhistas desavisados têm outra reação a se depararem com um tubarão que não seja fugir o quanto antes. Essa atitude, contudo, pode piorar a situação. Manter-se calmo, marcando território pode salvar a vida de humanos em encontros com tubarões, afirma a mergulhadora profissional Kayleigh Nicole Grant, que faz “safári submarino” levando turistas para avistar esses animais no Havaí (EUA).
Em seu perfil no Instagram, Kayleigh dá o exemplo usando uma situação real. No vídeo da mergulhadora, ela mostra como nadar pode atrair o tubarão, e em seguida, dá um leve empurrão no nariz do animal, que muda de direção e se afasta.
O gesto é usado por mergulhadores profissionais. Em suas instruções, Kayleigh recomenda manter os olhos no tubarão, para que ele saiba que está sendo observado. “Se você entrar em pânico e nadar para longe dos tubarões, eles provavelmente continuarão seguindo você devido ao impulso de caça deles”, comenta.
“Mantenha-se firme, faça contato visual e afaste-os se for absolutamente necessário.” Segundo informações compiladas pelo Daily Mail, outras dicas são evitar bater mãos e pés na superfície da água, pois o som pode atrair os tubarões, que costumam checar se há peixes ou outros animais nadando ou se debatendo, por exemplo.
Se estiver mergulhando, após afastar o tubarão fique atento, pois o predador costuma dar a volta para vir pelas costas do mergulhador. “Isso não significa que o tubarão está perseguindo você”, afirmou o Shark Lab, da Universidade Estadual da Califórnia, à reportagem do Daily Mail. “É apenas uma maneira de eles terem uma visão melhor de algo que poderia prejudicá-los”, ressaltam os pesquisadores, lembrando que os tubarões se assustam e sentem medo do ser desconhecido.
Assista ao vídeo feito pela mergulhadora:
Fonte: Um Só Planeta