O verão em Santa Catarina deve ter temperaturas acima da média, de acordo com previsão da Epagri/Ciram, órgão do governo que monitora as condições do tempo no estado.
O território catarinense ficará sob influência do fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aumento da temperatura no Oceano Pacífico em relação à média histórica.
😎 Tá chegando o verão…
- 🌧 Para dezembro, a previsão indica que haverá chuva acima do normal.
- 🌞 Porém, a situação deve se regularizar em janeiro e fevereiro.
- 🌡🥵 Em Santa Catarina, o verão é marcado pelas temperaturas altas, pancadas de chuva, temporais isolados e pela circulação marítima no litoral, segundo a Epagri/Ciram.
- 💧Na estação, o acúmulo de chuva tem uma média mensal entre 130 e 200 milímetros do Oeste à Serra e varia de 200 a 330 milímetros no litoral e Vale do Itajaí.
- ♨Com relação às temperaturas, os dias passam a apresentar sensações térmicas elevadas já durante as manhãs. Ondas de calor com duração de vários dias podem ocorrer, geralmente acompanhadas de baixa umidade relativa do ar.
Previsão para o fim de semana
O fim de semana deve ser de temperaturas altas em Santa Catarina, conforme a Epagri/Ciram. No sábado (2), as máximas devem ficar entre 35°C e 39°C no Oeste, Vale do Itajaí e litoral.
A combinação de calor e umidade deve causar temporais isolados em todas as regiões, mas o risco é baixo para estragos.
No domingo (3), o calor deve continuar. Porém, a formação de uma frente fria deve reforçar instabilidades e trazer condição para temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa.
Nesse dia, o risco é de moderado a alta para estragos como destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais, especialmente no Oeste, na Serra, nas áreas mais altas do Norte e no Vale do Itajaí.
A próxima semana deve ter tempo instável em Santa Catarina, com tempo nublado, chuvas frequentes e temporais isolados em todas as regiões, segundo a Epagri/Ciram.
Recomendações da Defesa Civil para dias de muito calor
⚠ Veja orientações da Defesa Civil para dias mais quentes:
- 🌬 Manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos;
- 🕶 Minimizar exposições diretas ao sol;
- 🤾♂️ Evitar exercícios físicos nos horários de pico de calor;
- 🚰 Hidratar-se regularmente
Fonte: G1