Câmera acoplada em guarda-vidas mostra turista sendo resgatada de afogamento no litoral de SP; veja vídeo

Uma turista de 16 anos foi salva de um afogamento durante o Natal em Praia Grande, no litoral de São Paulo, no último domingo (25). A adolescente foi resgatada da água pela capitão da Polícia Militar Karoline Burunsizian Magalhães, a comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Uma câmera acoplada no uniforme da guarda-vidas filmou todo o resgate.

Veja o vídeo.

O salvamento aconteceu por volta das 13h. Em entrevista, a capitão conta que realizava o patrulhamento com a moto aquática, quando ela visualizou duas pessoas em um local de risco e pediu que elas voltassem à beira mar. Uma delas, um homem, conseguir voltar. Porém, uma jovem teria dito que não estava conseguindo sair da água.

Adolescente de 16 anos foi resgatada de afogamento em Praia Grande — Foto: Reprodução/GBMar
Adolescente de 16 anos foi resgatada de afogamento em Praia Grande (Foto: Reprodução/GBMar)

Nas imagens, é possível ver o momento em que a profissional se aproxima da vítima, pede para que ela dê as mãos e ajuda a adolescente a subir na moto aquática. Após resgatar a vitima, que afundava no mar, a policial a deixou próxima à faixa de areia e a orientou a conversar com um guarda-vidas, que estava monitorando a praia.

“Salvar vidas é muito gratificante. Na hora, a gente só pensa em executar as manobras que treinamos, de forma correta, para chegar mais rápido na vítima. A orientação aos banhistas é a de sempre: respeite o guarda-vidas. Não vá para o fundo do mar. Você pode cair em uma corrente ou em um buraco, não conseguir voltar e acabar se afogando” ressaltou.

Turista que se afogava em Praia Grande foi resgatada com vida e orientada por guarda-vidas — Foto: Reprodução/GBMar
Turista que se afogava em Praia Grande foi resgatada com vida e orientada por guarda-vidas (Foto: Reprodução/GBMar)

A capitão acrescentou que principalmente neste período do ano, de festas e férias, álcool e mar não combinam. “Evite beber e entrar na água. Quase 90% dos óbitos por afogamento é porque as pessoas ingeriram bebida alcoólica”, salientou.

Duas pessoas morreram no fim de semana de Natal nas praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. No total, foram registradas 70 ocorrências de afogamento nas praias do litoral paulista, com 90 pessoas salvas, sendo 54 apenas no domingo. Os dados são do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas