A partir de 2023, Guarujá vai contar com o Dia Municipal do Ciclista, instituído pela Lei Municipal nº 5.076. A data será comemorada no dia 25 de setembro. O objetivo é difundir o uso da bicicleta, tanto para a prática de exercício físico, quanto como meio de transporte. A iniciativa é fruto do projeto de Lei nº189/2022, do vereador Sérgio Jesus dos Passos.
O calendário das atividades será organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), podendo ser realizado no sábado seguinte da data oficial, em espaço público municipal ou na orla das praias. A intenção é promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumento de qualidade de vida, bem como desenvolver o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres.
As despesas decorrentes da execução da lei correrão pelas dotações orçamentária próprias, suplementadas se necessário. A lei ainda passará por regulamentação.
Ciclovias
Guarujá possui 70 km de ciclovias, distribuídas na orla das praias e nas principais avenidas da Cidade. Nos últimos anos, a Prefeitura por meio da Superintêndencia de Trãnsito e Transporte Público investiu na implantação da ciclovia na Avenida Marjory Prado e nas ciclofaixas nas Praias das Astúrias e Pitangueiras.
Foram realizadas também interligações entre a Praia do Tombo e Astúrias; entre Astúrias e Pitangueiras e Avenida Tulipas com Santos Dumont.
As equipes também revitalizaram boa parte do sistema cicloviário do Município: ciclofaixa da Praia da Enseada, ciclofaixa da Estrada de Pernambuco, ciclovia da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho), ciclofaixa na Avenida Puglisi (Centro). Além da implantação de mais de 40 bicicletários nas praias.
A previsão é de que até 2024, Guarujá implante mais 20 km de malha cicloviária nas interligações das ciclovias e ciclofaixas: Praia do Tombo com Avenida dos Caiçaras; Estrada do Pernambuco com Praia Enseada; Avenida Adhemar de Barros com Avenida dos Caiçaras, entre outras.
Fonte: PMG