Uma embarcação encalhou e seis pessoas tiveram que ser resgatadas do mar em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo informado pela Capitania dos Portos de São Paulo neste domingo (4), a água do mar estava entrando na lancha e, por isso, a embarcação foi encalhada de propósito, para evitar um incidente mais grave. Não houve vítimas.
A Marinha do Brasil teve conhecimento do encalhe da embarcação próximo ao local conhecido como Cantão do Indaiá, na tarde deste sábado (3). De acordo com a corporação, a lancha sofria um ‘alagamento sem controle’, e precisou ser encalhada propositalmente para evitar que ela afundasse.
Segundo a Capitania dos Portos, a água estava entrando na embarcação e por mais que as equipes trabalhassem para retirá-la, não era possível. Conforme explicado pela corporação, o afundamento é considerado quando a embarcação fica totalmente submersa. Já o encalhe se dá quando a embarcação pousa no fundo, mas ela não submerge.
Ainda de acordo com a corporação, os tripulantes da lancha foram retirados por embarcações que estavam próximas ao local. A corporação ressaltou que não houve vítima e nem indícios de poluição hídrica.
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que ao todo seis pessoas estavam na embarcação, sendo socorridas pelo comandante da lancha e por um tripulante. Sendo assim, conforme acrescentado pelo GBMar, o Corpo de Bombeiros acompanhou o resgate, mas não houve intervenção dos agentes.
Peritos da Capitania dos Portos foram enviados ao Cantão do Indaiá para obter mais informações sobre o ocorrido. “O competente Inquérito Administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo incidente. Por fim, a Marinha do Brasil incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para emergências náuticas”, informou.
Fonte: G1