Tradicional regata parte de Santos com espetáculo na Ponta da Praia

As muretas da Ponta da Praia e o Deck do Pescador ficaram lotados na manhã desta sexta-feira (4). O público aproveitou a manhã ensolarada para acompanhar a largada da 72ª edição da Regata Santos-Rio. A prova oceânica, de 200 milhas náuticas ou 370km pelo Atlântico Sul, é a mais antiga do Brasil. A regata é promovida pelos Iate Clube de Santos e o do Rio de Janeiro, com apoio das prefeituras de Santos e Guarujá, Marinha do Brasil e Confederação Brasileira de Vela.  

Além do desfile das 25 embarcações, com seus tripulantes saudando de perto o público, quem foi até a Ponta da Praia acompanhou também uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, ao som dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil. A Esquadrilha se exibiu com quatro Super Tucano A-29, aeronaves com as cores da Bandeira do Brasil, fabricadas pela Embraer que, além do Brasil, são usadas em países como Estados Unidos, República Dominicana e Indonésia, entre outros. 

O resultado da prova pode começar a ser conhecido a partir de domingo (6) pelos portais do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro. O tempo de chegada das embarcações pode chegar a 72 horas, dependendo da classe e tamanho de cada embarcação, além da direção e velocidade do vento durante a prova.

Boa parte das embarcações que participam desta edição da regata vem do Rio de Janeiro, mas também há velas de outros estados como Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, além de São Paulo.

Um dos veleiros mais aplaudidos pelos santistas foi o ‘Atrevida’, construído em Bristol (EUA) há 99 anos. A embarcação ficou por muito tempo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, se transformando em um escritório diplomático informal, chegando a ser visitada por celebridades como a primeira miss Brasil, Martha Rocha, além do rei do rock Elvis Presley. O ‘Atrevida’, restaurado em 2012, participa desta regata com 14 tripulantes e tem no currículo vitórias nas principais regatas na Costa Leste dos EUA.

Entre os que foram apreciar o evento estava o casal Emanuel Fraga Lopes Vega e Lígia Ferreira Lopes Vega. “Gostamos de qualquer coisa relacionada ao mar”, destacou ele, lembrando da força de Santos em competições de remo. “Gosto de sair passeando em barcos de amigos”. Já Lígia contou que praticou windsurfe na adolescência, mas ainda mantém a paixão pelo mar. “É importante o poder público apoiar eventos como este”, analisa ela. O casal guarda em fotos recordações das viagens feitas em cruzeiros marítimos pelo Brasil e também no exterior. Quanto à regata, eles também acompanharam a largada, na Ponta da Praia, há dois anos.

Lígia, Emanuel e Carlos Alberto foram prestigiar o evento 

O metroviário aposentado Carlos Alberto de Oliveira deixou o Deck do Pescador encantado. “Já tinha acompanhado a largada da regata, mas desta vez foi especial pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Foi lindo demais”, comentou ele, que é admirador de esportes náuticos.

Para a secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, “a realização de mais uma edição da Regata Santos-Rio vem reforçar o espírito náutico da Cidade, mostrando que Santos está sempre presente nos principais eventos esportivos e turísticos do País”.

De acordo com Selley, “este ano, a prova foi abrilhantada pelas apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da banda de fuzileiros navais da Marinha do Brasil. A presença do público, lotando as muretas, mostra que estamos no caminho certo, apoiando eventos de sucesso como este”.

Fonte: PMSFotos: Francisco Arrais/PMS

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas