“Sou muito orgulhosa da minha cor e da força que ela representa”, afirmou a pequena carateca guarujaense, Lunah Dias de Oliveira Marcondes, 9 anos. Ela foi uma das homenageadas em uma noite de reflexão e protagonismo feminino. Assim foi a entrega da Medalha Tereza de Benguela, promovida pela Prefeitura de Guarujá, na noite da última quarta-feira (27).
A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira e contou com a presença do chefe do Executivo, representantes do Legislativo e do Movimento Negro da região.
Foram homenageadas mulheres que, a exemplo de Tereza de Benguela, lutam diariamente contra a intolerância, desigualdade social e discriminação, na busca por uma sociedade mais justa e plural. Entre elas,Taiane Miyake, Yalorixá Lenice de Oxum, Adriana Midori, Lunah Dias de Oliveira, Rosângela Andrade, Márcia Barros, Ana Black,Yalorixa Maria Valdelice (Mãe Val), Maama Kwikiziame (Mama Neide), Ana Carolina e Monique Andrade de Jesus.
A medalha também é um símbolo do empoderamento feminino como explica a guarda civil municipal, Adriana Midori, coordenadora da Patrulha Maria da Penha e uma das homenageadas. “O reconhecimento desta medalha representa cada uma de nossas assistidas. Mulheres de garra e fibra que tiveram a coragem de denunciar a violência doméstica e encorajar muitas outras a mudar o rumo da sua história”, revelou.
O ponto alto da cerimônia foram as apresentações musicais que levantaram o público ao som de clássicos da música popular brasileira e da resistência negra e com performances da cantora Ana Black, do espetáculo ‘Somos Todas Tereza’, encenado pelo Grupo Navalha de Teatro – Frente Capoeira Guarujá e da Orquestra Municipal.
“Estamos em uma luta diária para alcançarmos a igualdade e a medalha Thereza de Benguela simboliza isso. Hoje, mulheres de todas as áreas e classes sobem ao palco para serem reconhecidas pelos seus feitos”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio das Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.
Tereza de Benguela
A medalha é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola, que coordenou o maior quilombo do Mato Grosso, que resistiu às ações de bandeirantes, de 1730 a 1795. A Lei 12.987/2018 instituiu o dia 25 de Julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha.
Fonte: PMG