Gaivotão resgatado debilitado volta ao habitat natural após tratamento no litoral de SP

Um gaivotão da espécie Larus dominicanus foi devolvido ao habitat natural após receber tratamento no Instituto Gremar por quase um mês. A ave foi recolhida na orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, no dia 16 de março, e solta na natureza nesta terça-feira (12), em uma praia de Guarujá, também na Baixada Santista.

Gaivotão foi solto em seu habitat natural — Foto: Instituto Gremar
Gaivotão foi solto em seu habitat natural (Foto: Instituto Gremar)

Segundo o instituto, o animal foi recolhido por apresentar uma aparência demasiadamente magra e sinais de exaustão, apesar de não possuir lesões externas. Por isso, seu tratamento iniciou com hidratação e suplementação, e dessa forma, ele ganhou peso.

Soltura do animal aconteceu após aval de equipe especializada — Foto: Instituto Gremar
Soltura do animal aconteceu após aval de equipe especializada (Foto: Instituto Gremar)

Conforme o Gremar, durante o tratamento, a ave também passou por treinamentos de natação e sessões de fisioterapia. O gaivotão passou 12 dias em tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Após quase um mês, a equipe verificou que o animal estava apto a voltar ao habitat natural. A soltura foi realizada na Praia do Tombo, em Guarujá.

O Gremar monitora animais marinhos no trecho compreendido entre São Vicente e Bertioga, na Baixada Santista. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a população pode entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99711-4120.

Gaivotão foi solto na Praia do Tombo, em Guarujá, SP — Foto: Instituto Gremar
Gaivotão foi solto na Praia do Tombo, em Guarujá, SP (Foto: Instituto Gremar)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas