A Prefeitura de Ubatuba criou mais de 250 novos cargos efetivos na administração. As novas vagas foram aprovadas pela Câmara e vão ser preenchidas com a abertura de concurso público.
O cargo com maior número de oportunidades é o de professor da educação básica, com 59 vagas. A previsão é de que os cargos sejam preenchidos de forma escalonada com abertura do primeiro concurso nos próximos meses.
A lista de cargos e volume de efetivos na prefeitura tinha sido atualizada pela última vez em 2013. De acordo com a gestão, as novas demandas fizeram necessárias mudanças estruturais, que levaram a criação de novos cargos. A proposta foi enviada a Câmara e aprovada nesta semana.
De acordo com o projeto, são 255 novas posições. Entre os cargos estão professor, agente de fiscalização de turismo, assistente social, veterinário e ajudante geral. As vagas só podem ser preenchidas por concurso público (veja abaixo as posições e número de vagas).
Segundo a gestão, apesar da mudança na lei com o aumento de vagas em algumas posições e criação de cargos, eles podem ser preenchidos de acordo com a demanda, não chegando ao volume total.
O projeto não apresentava um estudo de impactos financeiros com os salários a serem pagos, e a prefeitura informou que, por isso, vai dar prioridade as pastas com defasagem de servidores. No setor fiscal, por exemplo, foram mais de 50 vagas criadas.
A previsão inicial é de que o edital para o concurso público seja aberto nos próximos meses, mas a gestão não informou quais são as primeiras vagas a serem preenchidas.
Veja os cargos e número de vagas
- Agente comunitário de Saúde: 10 vagas
- Agente educacional: 10 vagas
- Ajudante geral: 10 vagas
- Almoxarife: 4 vagas
- Analista de sistemas: 2 vagas
- Assistente social: 10 vagas
- Engenheiro agrônomo: 2 vagas
- Engenheiro ambiental: 2 vagas
- Fiscal de obras: 12 vagas
- Intérprete de libras: 1 vaga
- Jornalista: 2 vagas
- Médico veterinário: 4 vagas
- Monitor de alunos: 10 vagas
- Operador de balança: 10 vagas
- Professor de educação básica: 59 vagas
- Psicólogo: 8 vagas
- Publicitário: 2 vagas
- Secretário de escola: 30 vagas
- Técnico em segurança do trabalho: 1 vaga
- Tratador de animais: 3 vagas
- Agente de fiscalização: 12 vagas
- Auxiliar médico veterinário: 4 vagas
- Fiscal ambiental: 20 vagas
- Fiscal de proteção e bem-estar animal: 2 vagas
- Professor coordenador de ciência e tecnologia: 3 vagas
Fonte: G1