A Praia de Itaguaçu, na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), foi completamente destruída após um deslizamento de terra na madrugada deste sábado (2).
Na imagem acima, é possível ver um antes e depois da praia, agora tomada por terra, galhos e árvores.
“Foi um deslizamento de terra que houve desde a vertente do morro, lá no alto da Ilha Grande, até a Praia de Itaguaçu”, disse o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, durante uma live no Facebook.
As casas que lá existiam vieram abaixo com o deslizamento. Segundo o prefeito, moradores da Praia Vermelha, que fica próxima à Praia de Itaguaçu, relataram que quatro moradores estão soterrados na localidade, porém “a gente [prefeitura] ainda não tem certeza disso”.
Além da Praia de Itaguaçu, as comunidades de Araçatiba, Vermelha, Provetá, Aventureiro e Vila do Abraão também foram afetadas com deslizamentos de terra. Os moradores do Abraão precisaram deixar suas casas e foram para a Casa da Cultura e para a sede do Parque Estadual da Ilha Grande.
A orientação da Defesa Civil segue a mesma: se a sirene soar ou o morador receber um SMS, é preciso sair de casa e procurar um ponto de apoio imediatamente. A cidade está decretou estado de emergência.
A previsão é de mais 70 mm de chuva para este sábado e 30 mm para este domingo (3). Como o solo está muito encharcado, qualquer chuva é um risco grande para novos deslizamentos.
Até o momento, de acordo com a prefeitura, seis pessoas morreram e pelo menos outras cinco estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu casas no bairro Monsuaba.
Os imóveis atingidos ficam na Rua Francisco Cesário Alvim. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital Municipal da Japuíba.
De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, foram registrados 655 mm de chuva no continente e 592 mm na Ilha Grande. Segundo a prefeitura, esta é a maior chuva da história de Angra dos Reis.
Fonte: G1