Oito cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, intensificarão as ações de patrulhamento e fiscalização em relação à segurança e ao trânsito durante o feriado prolongado de carnaval. A exceção é Cubatão, que informou que manterá o padrão atual, e que, a princípio, não há necessidade de alteração no esquema.
Em Bertioga, a Secretaria de Segurança e Cidadania informou que intensificará as ações da força-tarefa “Lei e Ordem”, de sexta (25) a terça-feira (2), com o objetivo de coibir festas clandestinas e pancadões, bem como proporcionar mais segurança aos munícipes.
Durante as rondas, serão realizadas fiscalizações em estabelecimentos comerciais, atendimento aos chamados da população por meio do número 153 e ações nos principais pontos da cidade.
A força-tarefa, formada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Diretoria de Trânsito (DTT), Departamento de Operações Ambientais (DOA), Fiscais ISS, Abastecimento e Vigilância à Saúde, com apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, quando necessário, também atuará nas praias, contra o uso abusivo de caixas de som por parte dos banhistas.
Cubatão afirmou que não há eventos agendados durante o carnaval no município, e por isso, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a segurança será mantida nos padrões atuais, podendo haver mobilização, caso haja alguma ocorrência extraordinária.
Ainda de acordo com a administração, a princípio, não há necessidade de alteração na programação das ações de segurança pela operação delegada, seja pela ação usual de fiscalização, monitoramento e controle.
Guarujá iniciou nesta sexta-feira, às 12h, a Operação Carnaval, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores e turistas que estarão na cidade entre os dias de ponto facultativo.
Devido ao aumento no fluxo de turistas, o esquema de segurança e fiscalização será intensificado durante o período. A medida de planejamento integrado e estratégico reúne as forças de segurança preventiva da prefeitura.
O efetivo da administração municipal atuará no patrulhamento preventivo, fiscalização de trânsito, comércio ambulante irregular, perturbação do sossego, operação dignidade, fila da balsa e fluidez do tráfego nas entradas da cidade.
Nesta sexta e sábado (26), Guarujá também realizará a “Blitz Carnaval Consciente”. Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a ação será implantada na entrada da cidade, para orientação dos turistas em relação aos protocolos contra a Covid-19. Na sexta, a ação ocorre das 13h às 17h. Já no sábado, das 9h às 17h.
Em Itanhaém, a prefeitura informou que intensificará as ações de patrulhamento e fiscalização por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). Denominada “Carnaval Seguro”, a operação contará com reforço de agentes e ampliação das equipes nas ruas.
A Prefeitura de Mongaguá disse, em nota, que o expediente ficará suspenso nas repartições públicas entre segunda (28) e terça-feira (1º), mas que serviços essenciais como segurança, limpeza e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão de forma ininterrupta.
Ainda de acordo com a administração municipal, a cidade não realizará eventos, mas a GCM realizará ações em pontos estratégicos da cidade.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, José romeu Dutra, Peruíbe terá reforço de sexta a terça-feira, com ações pontuais que envolverão todos os departamentos da pasta, entre eles a GCM, Trânsito, Fiscalização e Defesa Civil.
Em Praia Grande, serão realizadas fiscalizações contra a entrada irregular de ônibus e micro-ônibus na cidade, por meio da Operação Hermes. Durante os trabalhos, serão realizadas blitze com equipes dos setores de Transporte, Trânsito e Segurança municipais, além da Polícia Rodoviária e Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
A ação tem o objetivo de evitar irregularidades e fomentar o comércio local, coibindo o “turismo de um dia” ou o fretamento desordenado de passageiros. Nesta edição, a Operação Hermes contará com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).
O município permite a entrada de veículos de fretamento turístico somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro, e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência.
Em relação à segurança, as autoridades de Segurança Pública e secretarias municipais se reuniram na última terça-feira (22) para discutir o esquema de segurança durante o carnaval.https://cb5ec34f20a8e3f721f052fe38482d63.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Entre os principais pontos discutidos na chamada Operação Carnaval, estão as ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar para coibir a perturbação de sossego e eventuais delitos, como furtos e roubos. Além disso, haverá forças-tarefas para coibir a entrada de transportes clandestinos na cidade, atreladas à Secretaria de Transportes, e também para fiscalizar o comércio ambulante em locais proibidos, ligadas à Secretaria de Urbanismo.
Em Santos, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) realizará fiscalização de veículos de turismo de sábado a terça-feira, no bairro Saboó. O objetivo é informar, por meio de panfletos, sobre o projeto Turista Legal, que está em vigor na cidade.
Atualmente, está permitido o acesso de veículos de turismo mediante cadastro prévio no Sistur, que comprovem pernoite em algum meio de hospedagem de Santos ou reserva/agendamento para visita em algum equipamento turístico.
A GCM seguirá orientando a população sobre as leis e protocolos sanitários vigentes no município, com o objetivo de conscientização da necessidade do cumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19, entre elas proibição de aglomerações e uso obrigatório de máscara. A multa de R$ 300 é aplicada se a pessoa não estiver com máscara ou recusar o uso.
Segundo a prefeitura, a fiscalização das medidas em vigor também seguirá nos estabelecimentos comerciais. O dono que for flagrado descumprindo as regras recebe da Secretaria de Finanças (Sefin) uma intimação para se adequar à legislação. Em caso de desobediência, é aplicada multa de R$ 10 mil.
A administração esclarece, ainda, que ocorrências de grandes aglomerações são de responsabilidade da Polícia Militar, que deve ser acionada pelo telefone 190. A GCM, que recebe denúncias pelo telefone 153, presta apoio sempre que solicitada pelas autoridades policiais.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que os agentes de trânsito farão reforço na fiscalização rotineira em pontos estratégicos da cidade, visando impedir infrações e garantir a segurança no trânsito do município.
Fonte: G1