Doze ônibus de turismo de um dia foram interceptados pela barreira montada pela Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, neste final de semana. A ação ocorreu na Avenida Martins Fontes (Saboó) e terminou neste domingo (20). Os veículos não possuíam a autorização emitida pelo Sistema de Turismo do Município (Sistur) e foram orientados a retornar às suas cidades de origem.
O bloqueio foi realizado entre às 6h e 10h por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), CET e Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). Ao todo, foram abordados 36 automóveis, entre vans e ônibus.
Realizada aos finais de semana desde o início do ano, a barreira tem o objetivo de orientar aos motoristas quanto ao acesso de veículos não cadastrados no Sistur, que terão a entrada proibida em Santos a partir de março, conforme a Lei Complementar n° 1.416/2021.
Elaborada pela Prefeitura e aprovada na Câmara de Vereadores em dezembro de 2021, a nova lei consiste no cadastro obrigatório de vans, micro-ônibus, ônibus, motorhomes, trailers e similares, com capacidade superior a 10 pessoas, que venham à Cidade para permanecer por um dia para visitar as praias ou participar de eventos culturais, artísticos, esportivos, religiosos, entre outros. Estes veículos deverão ser cadastrados no Sistur três dias úteis antes da chegada.
Fonte: G1