Um mastro náutico com oito bandeiras, dotado inclusive de cesto da gávea, agora integra a paisagem da Ponta da Praia. Ele enfeita, desde sábado (12), o recuo do calçadão da orla em frente ao Clube de Regatas Vasco da Gama (Av. Almirante Saldanha da Gama, 33), em comemoração aos 111 anos dessa tradicional instituição socioesportiva.
Com cerca de cinco metros de altura, a peça náutica foi reformada na serralheria da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e recebeu um cesto da gávea, local no topo do mastro das antigas embarcações onde um marinheiro monitorava a linha do horizonte para avistar terra.
“A intenção foi reproduzir as características de um mastro antigo e embelezar ainda mais esse trecho da orla, visível inclusive para os que chegam a Santos por via marítima”, comentou o secretário Wagner Ramos. Ele representou o prefeito Rogério Santos na solenidade do tradicional vermelho e preto, que contou com a presença de autoridades da Marinha e dos clubes de regatas vizinhos.
Coube ao presidente do Vasco da Gama Élio Lopes e às autoridades convidadas hastear, às 9h, as oito bandeiras – do Brasil, São Paulo e de Santos; Marinha; dos clubes Vasco da Gama, Regatas e de Pesca, e dos Jogos Olímpicos – modalidade remo.
HISTÓRIA
O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado na Rua Senador Feijó, 62, Centro Histórico, e transferido posteriormente para a Ilha Barnabé, quando se tornou um dos pioneiros nos esportes náuticos, com praticantes portugueses e descendentes. A mudança para a Ponta da Praia ocorreu em 1926, reforçando sua vocação esportiva, principalmente, nos Jogos Abertos.
Fonte: PMS