A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, emitiu um alerta sobre crianças nas praias após a Guarda Civil Municipal (GCM) ajudar uma criança perdida de 3 anos a encontrar a mãe. O episódio aconteceu na Praia do Itararé, na terça (18), e o alerta foi publicado nesta quarta-feira (19).
Segundo a administração, os guardas foram acionados por uma mulher que estava com uma criança que alegava estar perdida. A equipe, então, coletou informações sobre a criança e sua mãe, e iniciou a busca pela responsável.
A criança foi carregada no cangote de um dos guardas, enquanto a viatura da GCM acompanhava o percurso com sirene ligada, para chamar a atenção dos banhistas. Eles andaram pela faixa de areia até que a mãe da criança fosse localizada.
Após o episódio, a Prefeitura de São Vicente publicou um alerta nas redes sociais voltado aos pais e responsáveis por crianças. No recado, a administração salienta a importância de sempre deixar crianças com algum tipo de identificação nas praias, com o nome, telefone do responsável e endereço.
Além disso, a prefeitura ressalta que os pais e responsáveis devem orientar as crianças a buscarem sempre um profissional de segurança pública em situações de emergência, ou caso se percam. Guardas municipais, policiais militares, guarda-vidas e bombeiros podem auxiliar.
Fonte: G1