Orquidário de Santos garante diversão para famílias no fim de semana

Parada obrigatória quando o assunto é diversão com a família, principalmente no período de férias, o Orquidário Municipal de Santos conta com uma ampla programação de sexta a domingo.

Com 500 animais, de 70 espécies diferentes, o parque oferece diferentes formas de interação com a natureza. A Trilha do Mel é uma delas. Suas seis colmeias de abelhas silvestres, sem ferrão, encantam o público. Há também o Viveiro de Visitação Interna, onde diversas espécies de aves repousam, inclusive perto do público, atraídas pela ‘floresta urbana’.

Já entre os passeios monitorados há o Recanto do Trovador, voltado ao público infantil. A atividade conta com a exposição de um carrinho interativo, onde a criançada aprende sobre as características dos animais encontrados no Brasil, entre outras curiosidades sobre os bichos. Além disso, no espaço, os pequenos também podem brincar de Amarelinha e Elástico.

Essas e outras brincadeiras são desenvolvidas com objetos reutilizados, destacando a relevância de reciclar. Por fim, a criançada ainda leva para casa um gibi com atividades relativas à fauna e à flora. A ação é realizada próximo à entrada do parque de sexta a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Também acontece no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de janeiro.

Na mesma faixa horária e a poucos metros dali está o Cacau (Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana). Voltado para crianças e adultos, o espaço aborda a importância da separação dos resíduos, orgânicos ou não, bem como o funcionamento de todas as etapas do processo de compostagem (insumos, plantio, reciclagem, entre outros detalhes).

Moradora de São Paulo, a relações públicas Mariana Fernandes vem a Santos uma vez por mês. Ainda não conhecia as atrações monitoradas, mas sempre visita o Orquidário ao lado do filho Pedro, de apenas três anos. O pequeno, segundo ela, é fã do parque. “Quando vamos ao litoral, meu filho sempre pede pra visitar o Orquidário. Já virou uma rotina. Ele adora e está na fase de querer saber tudo sobre os animais”, ressaltou. “Ele se encanta com tanta natureza”, completa Mariana.

De fato, o colorido por todo o parque também chama a atenção do público. Entre as alamedas estão espalhadas mais de 3.500 orquídeas, de 120 espécies, dando um toque especial ao passeio.

Orquidário de Santos garante diversão para famílias no fim de semana (Foto: Francisco Arrais)

Inaugurado em 1945, o Orquidário nasceu como o maior do mundo no gênero ‘ao ar livre’. Logo na entrada, um exemplar de pau-rei, com mais de 30 metros de altura, já demonstra a grandiosidade da atração turística. O local pode ser considerado uma Mata Tropical Urbana, já que possui cerca de 1.500 árvores e arbustos, com exemplares de diversos países. Além disso, árvores frutíferas, medicinais e nativas, como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo e pau-ferro, totalizam 137 espécies arbóreas de 36 famílias.

Números esses que impressionam os visitantes, como a administradora Tatiana Flores de Oliveira e seu filho Nícolas, de sete anos. Antiga moradora do Marapé, hoje reside com a família em Valência, na Espanha, e vem a Santos nas férias de janeiro. Ela se diz apaixonada pelo Orquidário e faz questão de relembrar os antigos momentos, quando ainda morava em terras santistas. “Santos é uma cidade maravilhosa e esse parque me traz muitas recordações agradáveis. Eu e o Nícolas amamos passar a tarde no Orquidário e visitar cada cantinho. É um lugar histórico e nas próximas férias estaremos aqui de novo”, conclui ela, em tom saudosista.

O Orquidário (Praça Washington s/n°, José Menino) abre de quinta a segunda, das 9h às 18h. A bilheteria funciona até às 17h e os ingressos custam R$ 8,00. Menores de 8 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia entrada com apresentação de documento.

Fonte: PMS – Foto: Francisco Arrais

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas