Paredão em Ilhabela causa receio após queda de rochas em Capitólio

Um capricho da natureza localizado em Ilhabela virou motivo para receio após a queda de um paredão em um cânion na cidade turística de Capitólio, em Minas Gerais, no último sábado (8).

O acidente na cidade mineira causou a morte de dez pessoas e as cenas captadas do momento da queda da enorme pedra foram espantosas.

Fato é que em Ilhabela existe um local muito parecido com o que desabou em Capitólio: o Buraco do Cação.

Localizado no caminho que leva até a praia do Bonete, o Buraco do Cação é um paredão de rocha com quase 80 metros de altura. A diferença para o de Capitólio é que ele fica na beira do mar, e recebe toda a força das ondas.

O choque das ondas durante milhares de anos na rocha esculpiram fendas enormes, que possuem dezenas de metros de altura.

Turistas são atraídos ao Buraco do Cação tanto por trilha quanto pelo mar, para tirar fotos ou mesmo praticar rapel.

Mas depois do ocorrido em Minas Gerais, o sentimento das pessoas pelo Buraco do Cação parece ter mudado. O encantamento deu lugar ao medo.

Uma postagem na página do Facebook “Ilhabela sp It” alerta para que turistas e moradores evitem o local quando o tempo estiver fechado.

Comentários no post mostram a preocupação com o lugar: “Não adianta avisar a gente, tem que avisar os barqueiros para não levar turistas até lá”; “Eu não vou nem com o tempo bom… Imagina fechado!!” e “Tanto lugar lindo e seguro pra se divertir, e o povo quer desafiar a natureza, não tem necessidade arriscar a vida assim”.

Segundo especialistas ouvidos pelo portal G1, a queda do paredão de pedra de Capitólio pode ter ocorrido devido à erosão e também às fortes chuvas que caem em Minas Gerais há vários dias. No dia do acidente inclusive, a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta para possibilidade de cabeça d’água (aumento repentino do volume de rios e cachoeiras) em Capitólio.


Fonte: Sistema Costa Norte

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas