‘Praia Acessível’ promove inclusão de pessoas com deficiência em Guarujá

Com o objetivo de garantir o acesso à praia e promover a inclusão de pessoas com deficiência, a Prefeitura de Guarujá retomou no início de dezembro o Programa Praia Acessível. A iniciativa acontece de quinta-feira a domingo, na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras, das 10 às 14 horas.

Desde a sua implantação, em 2011, milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo programa, lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). Ele consiste em proporcionar banho de mar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de cadeiras anfíbias, adaptadas para este fim.

Os equipamentos foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Município fica com a responsabilidade de montar as equipes de suporte ao programa. A Sel dispõe de seis cadeiras anfíbias, mantendo duas como reserva, além de contar com dois monitores treinados e preparados para a condução das mesmas.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, a retomada do ‘Praia Acessível’ foi feita seguindo todos os protocolos de segurança de combate ao novo coronavírus. “Nosso principal objetivo é preservar a saúde e o bem-estar dos usuários.

Para tanto, fazemos a higienização constante das cadeiras anfíbias, sem descuidar das recomendações de como evitar aglomerações, incentivar a higienização das mãos através do uso do álcool em gel, além do uso de máscaras”, enfatizou.

Iniciativa acontece na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras (Foto: Divulgação)

Anfíbias

As cadeiras são chamadas de anfíbias por serem fabricadas com pneu especial, que permite superar a dificuldade da areia e não afundar dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.

Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Esporte e Lazer por meio dos telefones: (13) 3386-2340 e (13) 3386-1436.

Fonte: PMG

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas