A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), informa que a Operação Verão + Seguro do Corpo de Bombeiros foi iniciada no município.
O objetivo da operação é levar mais proteção e tranquilidade a visitantes e moradores das cidades litorâneas com a ampliação do número de agentes para ações de salvamento e resgate, visto que dados de anos anteriores apontam que as ocorrências registradas pela corporação triplicam durante a alta temporada, quando comparadas com o restante do ano.
De acordo com o comandante do 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Newton Kruger, São Sebastião contará com o reforço de caminhões e profissionais, que atuarão de forma integrada com SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), Defesa Civil Municipal e Polícia Militar do Estado de São Paulo.
No Centro, sediados na Estação de Bombeiros, os reforços são:
• 01 Caminhão Auto Bomba com 03 bombeiros;
• 01 Unidade de Resgate com 03 bombeiros;
• 02 Motos Operacionais de Bombeiros (das 11h às 19h).
Na Costa Sul, sediado em Boiçucanga:
• 01 Caminhão Auto Bomba Salvamento com 03 bombeiros.
“Agradecemos o apoio de todos os órgãos e, principalmente, a integração plena com a Prefeitura Municipal de São Sebastião para a prestação de serviços de bombeiros no município, a qual ocorre mediante convênio administrativo, com responsabilidades de ambos os conveniados”, comenta o Capitão Krüger.
O número 193 é o contato gratuito com o Corpo de Bombeiros em caso de emergências, incêndios, afogamentos, resgate de pessoas, salvamento em ambientes hostis, etc.
Operação Praia Segura
Segundo o Governo do Estado, ao todo, foram empregados 457 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), sendo 431 destinados ao litoral paulista e 26 para reforçar a segurança de banhistas nas represas Billings e Guarapiranga, na Capital e Grande São Paulo.
O objetivo da Operação Praia Segura é prevenir afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.
Fonte: Raquel Luciano/PMSS – Foto: André Santos/PMSS