O formato inusitado de uma nuvem chamou a atenção de moradores de Santos, no litoral de São Paulo. Chamada pelos meteorologistas de ‘mammatus’, a nuvem foi vista no céu da região do bairro Marapé, na tarde desta terça-feira (30), conforme informado pelo climatologista Rodolfo Bonafim.
“Essas nuvens não são raras, mas também não são comuns. Elas aparecem, geralmente, debaixo das nuvens de trovoada, as ‘cumulonimbus’. Como a gente está em uma situação de pré-instabilidade, desde ontem [segunda] que aguardamos uma tempestade, se formaram hoje à tarde as cumulonimbus, que acabaram se dissipando. E, por baixo delas, apareceram essas nuvens mammatus, que têm esse nome porque lembram mamas”, diz Bonafim.
Segundo o climatologista, que atua na ONG Amigos da Água, essa nuvem aparece, normalmente, antes ou depois da trovoada. “Hoje, não foi nem uma coisa nem outra, as nuvens de trovoada se formaram, mas a trovoada não aconteceu”, diz.
Ainda de acordo com Bonafim, as nuvens ‘mammatus’ aparecem principalmente nesta época do ano, na mudança da primavera para o verão.
Em outubro deste ano, um outro tipo de nuvem já havia chamado a atenção da população na região, a ‘nuvem rolo’. O fenômeno, considerado raro, está ligado à interação dos ventos de altitudes diferentes, o que provoca o formato simétrico. Ela pode atingir 1.000 km de comprimento e ter de 1 a 2 km de largura, e pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de vento.
Fonte: G1 – Foto: Rodolfo Bonafim