O sistema Faixa Viva, que consiste em faixas de pedestre não semaforizadas, será instituído na orla de Santos, no litoral de São Paulo, durante a temporada de verão. A diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Luciane Beck, explicou o conceito do sistema. “Esse nome se dá porque, quando o pedestre está realizando a travessia não semaforizada, ele tem a preferência”.
Segundo Luciane, a campanha será implementada de 8 de janeiro a 6 de março. “Como vamos entrar no verão, em férias e temporada, o direcionamento à orla calha por causa da concentração de pedestres no local. A campanha já é realizada em muitos locais onde já tem comércio e grande concentração de pedestres”.
Luciane afirma que, ao todo, a orla de Santos possui 18 faixas não semaforizadas, e que a campanha será concentrada em dez pontos onde há maior número de pedestres. “Vamos deixar operadores nos locais, realizando a travessia, orientando tanto os pedestres quanto os motoristas sobre a forma adequada de realizar aquela travessia. O grande desafio da campanha é enxergarem o trânsito de uma maneira diferente, de uma forma mais consciente, onde vai existir respeito entre as partes”, conclui.
Confira os locais que receberão a Faixa Viva
- Av. Pres. Wilson com a Rua Maranhão;
- Av. Pres. Wilson com a Rua Quintino Bocaiúva;
- Av. Pres. Wilson com a Galeria AD Moreira;
- Av. Vicente de Carvalho com a Rua Carlos Afonseca;
- Av. Vicente de Carvalho com a Rua da Paz e Moby;
- Av. Vicente de Carvalho com a Rua Ângelo Guerra;
- Av. Bartolomeu de Gusmão com a Rua Anália Franco;
- Av. Bartolomeu de Gusmão com a Rua Januário dos Santos;
- Av. Samuel Leão de Moura (Aquário);
- Av. Saldanha da Gama com o Museu de Pesca.
Resultados
As ações do Faixa Viva, segundo Luciane, acontecem há dez anos, quando a campanha foi implementada. “O mais importante de tudo é que, desde que a Faixa Viva foi implementada em Santos, nós tivemos uma redução do número de atropelamentos em 28%, o que demonstra o quão eficaz está sendo o direcionamento para esse tipo de campanha”, diz.
Questionada sobre a fiscalização durante a Faixa Viva na temporada de verão, a diretora da CET disse que a proposta é sempre trabalhar em ações mais efetivas voltadas à educação e conscientização, mas que, em determinadas situações, é importante usar a fiscalização. “Como medida eficaz, visando o respeito ao pedestre, desde que seja com bom senso, ela não está descartada”, finaliza.
Fonte: G1