Itanhaém conta com 90 guarda-vidas para reforçar trabalho nas praias na temporada de verão

A cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, conta com mais 90 guarda-vidas temporários para atuarem nas praias da cidade durante a Operação Verão 2021-2022. Segundo a prefeitura, os profissionais passaram por treinamento preparatório, com aulas de técnicas de recuperação de afogamento, educação física, meteorologia e oceanografia.

A cerimônia de conclusão do curso aconteceu na última sexta-feira (26), no 4º Grupamento de Bombeiros Marítimos/ Guarda-vidas (GBMar), no bairro Cibratel II.

Até a segunda semana de dezembro, 90 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo processo seletivo do estado e 45 da prefeitura, se mobilizam para a Operação Verão. Cerca de 50% dos profissionais irão atuar em diferentes praias da cidade. A outra metade reforçará os trabalhos a partir do dia 17 de dezembro.

Novos guarda-vidas temporários passaram por programa de capacitação e vão atuar na Operação Verão, em Itanhaém, SP (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Os contratados, que terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, tiveram que passar por processo seletivo composto por provas práticas (natação e resistência física) e teóricas (dissertativa e múltipla escolha).

Os 90 guarda-vidas temporários passaram por um amplo programa de capacitação e já estão aptos a garantir a segurança de moradores e turistas nas praias da cidade. Eles foram preparados não apenas para atuar nos salvamentos na água, mas também na orientação ao usuário das praias com relação às condições do mar, o cuidado com a profundidade, a correnteza e a limpeza das praias.

Os temporários que foram contratados pela prefeitura encerram as atividades no dia 16 de março. Já aqueles chamados pelo estado exercem as atividades até o dia 31 de março.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas