O descarte irregular de tinta em um bueiro de Santos, no litoral de São Paulo, deixou dois canais da cidade completamente azuis, no bairro José Menino, durante a tarde desta sexta-feira (26). A coloração fluorescente chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam pelo local, além de mobilizar autoridades do Meio Ambiente.
O caso ocorreu em um canal localizado na Avenida Barão de Penedo, via paralela à General Francisco Glicério, e também no Canal 1, na Avenida Pinheiro Machado, próximo à praia. As primeiras informações apontavam que a tonalidade azul poderia ter sido provocada por algum vazamento tóxico que havia atingido os canais da cidade.
O morador Ricardo Brito tem casa muito próxima ao Orquidário Municipal e registrou algumas imagens que mostram a cena inusitada, vista da janela de seu apartamento, por volta das 10h30 desta sexta. Ele contou que toda a extensão do canal estava daquela cor, o que rapidamente chamou a atenção de centenas de pessoas.
“Era um azul bem forte. Lá da frente [próximo ao Canal 1] até a frente do Orquidário”, afirma. Ainda segundo ele, próximo das 13h30, a coloração da água começou a clarear, no entanto, ainda é possível ver que o canal continua azul.
De acordo com a prefeitura, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Santos foram ao local e identificaram que o descarte irregular de tinta em um bueiro fez com que o produto se espalhasse em parte da rede de drenagem até atingir um trecho do Canal 1. A fiscalização está apurando o autor da infração, o dano ambiental e as respectivas penalidades.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que não foi acionado. Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que fez uma vistoria por volta das 15h, com um técnico da Agência Ambiental de Santos, e não foi detectada nenhuma anormalidade na coloração das águas do canal.
Fonte: G1 – Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Brito