Pelo segundo dia consecutivo, centenas de banhistas foram às praias de Santos, no litoral de São Paulo, devido ao calor na cidade neste domingo (7). Imagens mostram pontos de aglomeração na faixa de areia e muitas pessoas tomando sol e caminhando.
No município, a montagem de guarda-sóis e cadeiras na faixa arenosa voltou a ser permitida aos ambulantes desde julho deste ano, após o período que ficou proibida devido ao número alto de casos da Covid-19.
Apesar disso, desde maio, o uso de máscaras de proteção é obrigatório. Caso a medida não seja respeitada, a pessoa pode ser multada. Mas, apesar da regra em vigor, é possível ver nas imagens que a maior parte das pessoas não utilizam o equipamento facial.
A Guarda Civil Municipal (GCM) orienta a população sobre a proibição de aglomeração e sobre o uso obrigatório de máscara facial. A multa de R$ 300 é aplicada quando a pessoa não tem o item de proteção consigo e/ou se recusa a usá-lo.
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que das 18h de sexta-feira (5), até a última atualização desta reportagem, foram registradas 55 orientações sobre o uso correto de máscara na orla da praia.
Além disso, foram realizadas 36 abordagens entre ônibus, vans e micro-ônibus que estavam na entrada da cidade, sendo que deste total 16 retornaram, já que não tinham autorização da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos.
E, também, em toda a cidade, foram atendidas 16 reclamações referente perturbação do sossego (som alto, aglomeração, músicas ao vivo, entre outros ).
Previsão do tempo
A frente fria que está atuando no sul do Brasil avança lentamente sobre a região sudeste do país e deve chegar na Baixada Santista nos próximos dias. Há previsão de ondas moderadas a partir desta segunda-feira (8), e chuva durante a semana.
De acordo com o Climatempo, a frente fria começa avançar lentamente a partir desta segunda na região, e, no litoral, o céu fica cheio de nuvens e pode chover a qualquer momento do dia, mas não são previstos grandes volumes.
Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), a formação de um ciclone extratropical ocasionará ventos intensos. Nesta segunda, o mar começará a ficar agitado, com ondas entre 1,5 e 2,5 metros de altura na Baía de Santos, com maiores alturas previstas para o período da tarde.
Com relação ao nível do mar, a previsão indica uma maré não muito elevada. Na Baía de Santos, a maré não deve ultrapassar 1,5 metro. No interior do estuário a maré pode chegar a 1,6 metro.
Fonte: G1 – Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna