Os animais ficaram presos na praia por várias horas enquanto guarda-costas e médicos ‘passaram o dia inteiro’ tentando devolver os golfinhos ao mar com segurança durante a maré alta da noite. O caso aconteceu ontem (30.01) e foi relatado na página do Facebook da guarda-costeira de Cemaes Bay.
Os socorristas vieram em auxílio de seis golfinhos encalhados em uma praia de Anglesey, no Reino Unido. A guarda-costeira de Cemaes Bay e médicos da British Divers Marine Life Rescue passaram horas ajudando os golfinhos comuns na Praia de Gorad, em Valley.
“Algo um pouco diferente hoje, ajudamos os voluntários da British Divers Marine Life Rescue Medics que passaram o dia inteiro salvando 6 golfinhos comuns que ficaram presos na praia”, escreveram nas redes sociais.
Eles acrescentaram: “Os incríveis voluntários passaram o dia inteiro monitorando e ajudando-os até conseguirem nadar de volta ao mar com a maré alta da noite. Se você se deparar com algo assim, por favor, não se aproxime, mas ligue para 01825 765546 (24/7).”
Imagens publicados por eles da praia de Anglesey mostram os golfinhos deitados na areia enquanto esperavam para serem resgatados.
A associação responsável pelo resgate também publicou uma nota em seu site explicando o ocorrido. “Em quarta-feira, 31 de janeiro, a BDMLR foi alertada para um encalhe em massa de seis golfinhos comuns em Valley, na ilha de Anglesey, no norte do País de Gales. Uma equipe de resposta composta por voluntários, chamados de Médicos de Mamíferos Marinhos, foi enviada ao local para avaliar a situação e fornecer primeiros socorros aos animais. Enquanto isso, membros do público já presentes receberam orientações por telefone sobre o que fazer até a chegada dos médicos”, disseram na nota.
Ainda segundo o BDMLR, eram quatro adultos e dois jovens. A maioria dos golfinhos parecia estar em boa saúde, e a maré crescente começou a soltá-los assim que os médicos chegaram ao local. Porém, infelizmente, um deles faleceu: “Dois golfinhos desapareceram no início da tarde na maré alta e não puderam ser localizados, enquanto os outros quatro permaneceram próximos à costa. Por volta das 16h40, a equipe ficou preocupada de que eles encalhassem na maré baixa e alguns médicos entraram nas águas rasas para ajudar a redirecioná-los para águas abertas. O grupo finalmente virou para o mar e se afastou da vista para águas mais profundas pouco depois. Esta manhã, 1 de fevereiro, um dos dois golfinhos que desapareceram no início do incidente foi encontrado tristemente falecido nas proximidades. Ele será recolhido para um exame post mortem com nossos colegas do Programa de Investigação de Encalhes de Cetáceos”.
Em terra, os golfinhos são indefesos e podem morrer em poucas horas ou dias se não forem resgatados ou cuidados adequadamente. Em algumas áreas do mundo, incluindo a Europa, os golfinhos que encalham geralmente estão sozinhos, sendo a maioria idosos, doentes ou feridos
Animais marinhos, incluindo baleias, golfinhos e cetáceos, são considerados encalhados quando encontrados mortos, seja em uma praia, mortos flutuando na água, ou vivos em uma praia e incapazes de voltar para a água.
Fonte: Um Só Planeta