O fotógrafo Rafael Mesquita foi surpreendido por um momento raro na natureza. Uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), espécie que é considerada a maior tartaruga do mundo, apareceu no litoral norte de São Paulo em 25 de julho. Ele conseguiu mergulhar ao lado da criatura marinha e capturar imagens de sua passagem.
Também conhecida como tartaruga-gigante, a tartaruga-de-couro pode medir mais de 2,5 m e pesar mais de 700 kg. Suas principais fontes de alimento são águas-vivas e zooplâncton e elas podem mergulhar a mais de mil metros de profundidade.
Segundo o fotógrafo, “esses répteis estão classificados como vulneráveis à extinção e as principais ameaças a elas são a degradação do ambiente marinho, o bycatch [pesca acidental], as ações humanas no mar e nos litorais (principalmente emalhe [pesca com rede] e atropelamentos), a poluição química e física do oceano e a poluição luminosa das praias”.
A maior espécie de tartaruga do mundo foi avistada no litoral paulista — Foto: Instagram / @rafa.mesquita / Reprodução
“Eu só havia visto uma tartaruga viva dessa espécie duas vezes e agora tive o privilégio não só de ver novamente, mas de mergulhar com ela em Ilha Bela!”, disse Rafael em uma publicação no Instagram.
Fonte: Casa e Jardim