Turista morre afogado e 2 pessoas são arrastadas por correnteza em Balneário Camboriú

Um argentino de 58 anos morreu afogado e outras duas pessoas foram arrastadas pela correnteza na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, neste fim de semana.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, que divulgou as informações, uma das pessoas retiradas da água após o arrastamento precisou ser levada ao hospital com grau 1 de afogamento (com tosse).

Ambos os arrastamentos ocorreram na madrugada deste domingo (17). Entre as vítimas, havia uma turista chilena, de 17 anos, e um homem de 37, que não teve a nacionalidade informada. A adolescente foi retirada do mar primeiro, e não sofreu afogamento.

Já o homem, segundo a ser retirado, foi levado para mais longe e estava com tosse (grau 1 de afogamento), quando foi resgatado. Ele foi levado ao pronto atendimento.

Banhistas na Barra Sul da Praia Central de Balneário Camboriú (Foto: Felipe Salles/NSC TV)

Morte por afogamento

O caso mais grave ocorreu na tarde de sábado (16). Segundo os bombeiros, um turista com nacionalidade argentina foi retirado da água por banhistas e, mesmo após tentativas de ressuscitação cardiopulmonar pelas equipes de socorro, não resistiu.

A esposa dele, também argentina, relatou a um guarda-vidas que a vítima havia se queixado de dores no peito horas antes do afogamento.

Dicas de cuidados no mar

  • não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;
  • crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;
  • se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação;
  • se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;
  • não ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;
  • se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas;
  • respeite os guarda-vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar a sua vida em casos de emergência;
  • dúvidas podem ser perguntadas aos guarda-vidas.

Dicas de primeiros socorros

Afogou e não está respirando?

Faça massagem cardíaca até o socorro médico chegar ou até a pessoa voltar a respirar.

A massagem cardíaca em crianças até cinco anos deve ser feito com dois dedos no meio do mamilo e com pouca compressão. Já em crianças com mais de cinco anos, pode ser feita com as duas mãos e com compressão maior.

Afogou e está respirando?

Deixa-a respirar, tossir, vomitar, até que ela volte ao normal. Lembre-se, se vomitar, vire a criança de lado para ela não aspirar o vômito.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas