Um tubarão-galha-preta (Carcharhinus brevipinna) foi encontrado morto na faixa de areia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. O animal, que tinha pouco mais de 2 metros, foi recolhido pelo Instituto de Pesquisas de Cananéia (Ipec) para exames.
O tubarão foi encontrado durante o monitoramento diário do instituto, na última quinta-feira (6). O Ipec informou que o animal, comum no litoral de São Paulo, não possuia marcas ou lesões externas.
O biólogo marinho Alex Ribeiro analisou a ocorrência e explicou que, possivelmente, a morte ocorreu após o animal encalhar em águas rasas. Isso porque, segundo ele, a falta de ferimentos afasta a possibilidade de interação com a pesca.
“É um evento muito à parte, não é uma coisa comum de acontecer para esse tipo de espécie, principalmente o galha-preta, um animal de natação constante”, comentou Ribeiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/P/6Uf709SwCMrKSQIcHnNw/fotos-tubarao-3-.jpg?quality=80&f=auto)
Ainda segundo ele, a causa da morte deve ser apontada após a necroscópica do animal, que deve analisar os órgãos internos. “Aparentemente, é um animal sadio, um animal adulto, bonito. Ele está com uma coloração perfeita para espécie”, disse.
Conforme informado pelo Ipec, o tubarão-de-galha-preta não é considerado perigoso e teve a pesca proibida recentemente.
Fonte: G1