O tubarão-da-Groenlândia, conhecido como o animal mais antigo do mundo, voltou a viralizar nesta semana depois que uma foto sua passou a circular nas redes sociais. Ele foi visto nas proximidades de Belize, no Caribe, em 2022 e tem 518 anos — sua expectativa de vida em média é de 400 anos.
O animal habita em águas muito frias e profundas e é pouco estudado por causa da dificuldade de acesso em comparação a outras espécies de tubarões. Seu nome científico é somniosus microcephalus e significa “sonolento de cabeça pequena”. Uma de suas características é a lentidão.
Segundo a revista National Geographic, em 2022, Devanshi Kasana, assistente de pesquisa na Florida International University, estava com uma equipe de pescadores de Belize procurando tubarões-tigre para marcar.
Foi quando Kasana e os pescadores capturaram “algo pesado” na costa de Belize e tentaram arrastá-lo até a superfície. Em seguida, viram que o tubarão não era o tipo que estavam procurando e nenhum deles conseguiu identificar que tipo de tubarão se tratava. Era, na verdade, o tubarão-da-Groenlândia.
Estima-se que esses tubarões cheguem a maturidade reprodutiva por volta dos 150 anos, e sua grandeza física os coloca entre as maiores das espécies, podendo atingir 6,4 metros de comprimento e pesar até 1.000 quilos, se aproximando dos tubarões brancos.
Fonte: Vogue