A travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, continua sem data para voltar a operar. Estava prevista a retomada parcial do serviço nesta segunda-feira (18), mas o Departamento Hidroviário (DH) informou que a estrutura precisa ser inspecionada por uma empresa certificada pela Marinha do Brasil.
Há mais de um mês o serviço está paralisado, desde que o flutuante de 70 toneladas que foi engolido pelo mar, em um dia de ressaca. No último sábado (16) foram feitos testes de carga para liberar primeiro a travessia de pedestres e ciclistas. Segundo o Departamento Hidroviário (DH), está previsto para esta semana o teste de carga para veículos leves – não há data definida.
Assim que sair o resultado da inspeção, e se não houver apontamentos negativos, a travessia de ciclistas e pedestres será retomada. Na sequência, serão liberados os automóveis, dos mais leves aos mais pesados, gradativamente.
Conforme afirmado na última semana pelo diretor geral do DH, José Reis, a confirmação para a retomada do serviço depende de vários fatores. Se ficar comprovado que não houve danos à estrutura do flutuante, a travessia será reaberta aos usuários.
Fonte: G1