O Píer Rei Pelé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi inaugurado neste sábado (21), em homenagem ao aniversário de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que completaria 83 anos na segunda-feira (23). Imagem mostra que a atração foi tomada por torcedores santistas. (Veja abaixo).
O novo ponto turístico da cidade, localizado na Orla do Gonzaguinha, conta com uma escultura da icônica comemoração do Rei do Futebol, o ‘soco no ar’, e um monumento do número 10 com uma coroa.
A inauguração teve a presença do filho de Pelé, Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, o ex-jogador e apresentador esportivo José Ferreira Neto, o ‘Craque Neto’, e os ídolos do Santos Futebol Clube. Pepe, Edu, Mangálvio, Lima, Manoel Maria e Abel foram prestigiar o local em homenagem ao ex-atleta, que morreu em dezembro de 2022.
Segundo a prefeitura, a iniciativa dá sequência a uma série de homenagens que vêm sendo prestadas ao Atleta do Século. A inauguração contou com a banda do primeiro Ambiente Municipal de Educação Integral da cidade, que recebeu o nome de AMEI Rei Pelé em janeiro deste ano.
A conexão de Pelé com a cidade é antiga. Em 1972, o jogador recebeu o título de ‘Cidadão Vicentino’. De acordo com a administração municipal, a nova atração é uma revitalização do Píer Nino Matos e busca eternizar a imagem do maior jogador da história do futebol.
A novidade integra o projeto de reurbanização da Orla do Gonzaguinha, cujo os trabalhos estão sendo realizados desde junho de 2022. Além do Píer Rei Pelé, o projeto da orla ainda prevê a instalação de uma fonte kids interativa e um espaço de lazer para as crianças.
Pelé
O Rei do Futebol morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. Ele havia sido diagnosticado com câncer de colón, em setembro de 2021. Em fevereiro de 2022, o ex-jogador foi internado no Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, para dar continuidade à quimioterapia.
Já em novembro de 2022, Pelé foi internado novamente no hospital para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Segundo o boletim médico, foi atestado óbito em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.
Fonte: G1