Tiny house é construída a partir de sacolas plásticas recolhidas nas praias de Bali

O ativista Gary Bencheghib transformou a limpeza das águas de Bali, na Indonésia, em sua missão de vida. Atualmente, sua equipe é responsável por recolher cerca de 3 toneladas de lixo por dia. Recentemente, parte do plástico recolhido foi destinado à construção de sua primeira tiny house, com apenas 12 m².

A tiny house de 12 m² pode ser facilmente transportada por toda a ilha de Bali, na Indonésia (Foto: Instagram / Reprodução)

Na construção, foram utilizadas 35 mil sacolas plásticas coletadas nos rios e nas praias de Bali. Elas foram limpas, separadas e prensadas para criar painéis e revestimentos de plástico reciclado.

“Sempre sonhei em ter uma tiny house, ainda mais uma construída a partir do lixo que eu mesmo coletei. Espero que, com isso, as pessoas percebam que o plástico tem valor e não devemos descartá-lo ou jogá-lo fora”, afirma Gary em entrevista exclusiva à Casa e Jardim.

Os painéis e revestimentos que estruturam a tiny house foram produzidos a partir de 35 mil sacolas plásticas (Foto: Instagram / Reprodução)

Com design modular, a tiny house pode ser facilmente movida de lugar. Ela é equipada com cozinha e banheiro feitos de plástico reciclado, além de painel solar para iluminação interna, tomadas e ventiladores. “O maior desafio foi planejar corretamente o espaço para ser possível viver em 12 m² e garantir que o plástico fosse a casca, mas pouquíssimo usado no seu interior”, conta o ativista.

A cozinha e o banheiro também foram estruturados com material reciclado (Foto: Instagram / Reprodução)

A construção vai de encontro ao seu projeto mais recente, a empresa Sungai Design, que pretende transformar o plástico coletado em móveis de design. “Estou entusiasmado para, em um futuro próximo, evoluir esta tiny house e, quem sabe, criar abrigos para as vítimas de desastres naturais”, completa.

Aos 9 anos, quando se mudou da França para Bali com os pais, Gary descobriu que a ilha não era apenas o paraíso divulgado pelo turismo. Todos os anos, mais de 30 mil toneladas de plástico viajam pelas águas da província, segundo dados da Ramon Magsaysay Award Foundation.

Gary tinha apenas 14 anos quando iniciou uma limpeza semanal na praia com os irmãos e os amigos. Seus esforços evoluíram para a organização Make a Change World, que produz conteúdo educacional sobre poluição plástica e proteção ambiental.

“Atualmente, cuidamos da limpeza diária de mais de 200 rios em Bali e Java, coletando cerca de 3 toneladas por dia. Estamos entusiasmados para expandir esta ação para outras ilhas da Indonésia e até outros países este ano”, diz Gary.

Fonte: Um Só Planeta

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas