A temperatura no Espírito Santo pode ultrapassar os 40°C no fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). No domingo (12), a temperatura máxima no Sul do estado pode chegar a 42°C.
O Climatempo também prevê calor intenso para o estado até pelo menos a próxima quarta-feira, feriado da Proclamação da República (15).
No sábado (11), a temperatura prevista para região Sul do estado pode variar entre 17° e 41°, de acordo com o Incaper. Na região Noroeste, a máxima também deve ficar próxima de 40°C.
Já na Grande Vitória, fica entre 22°C e 38°C. Em todo o estado, o tempo deve ficar aberto, com sol forte e poucas nuvens. Não tem previsão de chuva.
No domingo (12), o tempo segue estável em todo o Espírito Santo no domingo. O sol predomina e não deve chover no Estado.
Segundo o meteorologista do Incaper Ivaniel Fôro, esse aumento das temperaturas é um reflexo do aquecimento global.
“Um reflexo das nossas ações humanas. A emissão de gases de efeituo estufa contribui para o aquecimento, tanto que a partir desses gases temos referências para a temperatura média global que este ano será a maior dos últimos 125 mil anos”, explicou Fôro.
Ivaniel disse que altas temperaturas podem causar danos à saúde. “Para algumas cidades, isso traz uma preocupação maior com temperaturas acima dos 40°C, chegando a 42°C no Sul do estado, porque calor intenso pode causar prejuízo para a saúde humana, principalmente pra quem fica exposto ao sol”, alertou o meteorologista.
Ondas de calor
Outros estados do Brasil também devem enfrentar calor forte nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para cinco estados por causa de uma onda de calor, que deve aumentar as temperaturas até sexta-feira (10). No entanto, o fenômeno pode se expandir e ganhar intensidade.
Até agora, o alerta do Inmet vale para regiões de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Segundo o Inmet, as temperaturas nessas regiões devem ficar até 5ºC acima da média. Em cidades do Centro-Oeste, as máximas devem ultrapassar os 42ºC.
O instituto informou ainda que existe a possibilidade de a onda de calor continuar e ganhar força a partir de sábado (11).
Isso pode fazer com que o calor se espalhe por mais estados brasileiros, com temperaturas ainda mais altas.
Fonte: G1