Tartarugas são encontradas mortas em praias do litoral de SP

Duas tartarugas foram encontradas mortas na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (22), uma na Praia do Itararé, em São Vicente, e outra na Praia do Gonzaga, em Santos. Ao g1 o Instituto Gremar informou animais estavam em avançado estado de decomposição.

As equipes do Gremar estiveram no local para analisar os animais e, até a última atualização desta reportagem, não há informações sobre as espécies e causas das mortes.

À reportagem, o advogado Francisco Duarte contou que estava caminhando pela faixa de areia de Santos, perto da água, quando viu o animal morto. O mesmo aconteceu com o professor universitário Danilo dos Santos, no entanto, em São Vicente.

“É uma pena porque já está em extinção e, infelizmente, a gente acaba perdendo essa beleza da natureza”, lamentou Danilo.

A reportagem entrou em contato com as prefeituras das duas cidades que informaram, em nota, não terem sido acionadas para o atendimento das ocorrências.

Tartarugas são encontradas mortas em praias de Santos e São Vicente (Foto: Matheus Croce/g1 e Arquivo Pessoal/Francisco Duarte)

Biólogo

Apesar de achar uma “coincidência”, Comin afirmou que duas tartarugas aparecerem mortas na faixa de areia é incomum, já que, segundo ele, esse tipo de animal costuma ficar no mar após morrer.

De acordo com o biólogo marinho Eric Comin, pelas imagens, os animais aparentam ser da espécie Tartaruga-verde (Chelonia mydas).

O especialista listou possíveis causas para morte das tartarugas:

Esses animais costumam se confundir na hora da alimentação e acabam ingerindo lixo.

A população de tartarugas teve um aumento significante, o que, inevitavelmente, aumenta a mortalidade.

As tartarugas se prendem as redes de pesca, que as impedem de subir para respirar.

“Como as tartarugas marinhas não têm predador natural, grande parte das mortes podem ser causadas pelo impacto humano”, afirmou o biólogo marinho.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas