Uma tartaruga-de-couro (Dermochelis coriacea) foi encontrada morta na praia do Balneário Flórida, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O animal, que pesava mais de 130 kg, precisou ser retirado com o auxílio de um trator. Dentro do corpo da tartaruga, foi encontrado um resíduo plástico, especificamente um sachê de molho de pimenta.
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a Guarda Costeira, que integra o Setor Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), foi acionada para atender uma ocorrência de localização de um animal marinho na praia do Balneário Flórida.
Chegando ao local, a equipe constatou que tratava-se de uma tartaruga-de-couro, já sem vida, e em estado de decomposição avançado. Por conta disso, os agentes acionaram o Instituto Biopesca, responsável pelos procedimentos de foto biométrica e coleta de material biológico.
Um trator da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) foi utilizado para a remoção do animal da areia. Ele foi levado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do Instituto Biopesca, em Praia Grande, onde foram realizadas a biometria e a necropsia.
Segundo o Instituto, tratava-se de uma tartaruga juvenil macho, com 1,62 metros de comprimento total e 134 quilos. No interior do intestino grosso do animal, foi encontrado um resíduo plástico, especificamente um sachê de molho de pimenta. Entretanto, por conta do avançado estado de decomposição do animal, não foi possível determinar a causa de sua morte.
Fonte: G1