Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) pesando 81 kg foi encontrada morta em uma praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo. A causa da morte ainda será investigada.
Um morador avistou a tartaruga na praia, no último domingo (13), e acionou a equipe do Instituto Biopesca. O animal foi recolhido e levado para a sede da organização. Segundo o Biopesca, o animal tinha 93,8 cm de comprimento curvilineo da carapaça e pesava 81,5 kg.
De acordo com os especialistas do órgão, o tamanho e peso do animal impressionam os banhistas, mas as medidas são consideradas normais para um adulto desta espécie.
Segundo o Biopesca, a carcaça, que já estava em avançado grau de decomposição, será analisada pela equipe da instituição, porém essa condição dificulta a investigação da causa da morte.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande. Para acionar o Instituto, é possível entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99601-2570.
Fonte: G1