Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e um ouriço (Erinaceus europaeus) foram encontrados em áreas urbanas de Bertioga, no litoral de São Paulo, e resgatados por guardas municipais ambientais.
De acordo com a Prefeitura de Bertioga, a equipe do Departamento de Operações Ambientais (DOA) foi acionada pela população por meio do telefone 153, na quarta-feira (25). O ouriço estava na Rua Diva Filho, no bairro Indaiá, mas apresentava um bom estado de saúde e foi imediatamente reintegrado à natureza.
No mesmo dia, os agentes resgataram o tamanduá-mirim que surgiu em um loteamento no bairro Boracéia. No entanto, o animal precisava de reabilitação e, por isso, foi encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá.
Segundo a prefeitura, o resgate de animais deve ser solicitado pelo número 153, que funciona 24h, ou pelo 199 da Polícia Militar.
Em casos de animais silvestres, os agentes podem agir de duas formas: soltar aqueles que estão prontos e encaminhar ao Gremar os animais que necessitam de cuidados especiais. Em casos de emergência, o Centro de Controle de Zoonoses de Bertioga fica disponível para prestar atendimento e cuidar de animais domésticos.
Fonte: G1