O surf em Maresias já é conhecido há muitos anos pelos brasileiros. Mas, depois que Gabriel Medina ganhou seu primeiro título mundial (e o primeiro do nosso país, na época), as ondas da paradisíaca praia de São Sebastião ganharam fama internacional.
E não é à toa. Afinal, Maresias, que fica no litoral norte de São Paulo, realmente tem vários beach breaks do canto direito ao canto esquerdo. Portanto, não importa se você está começando a surfar ou já se garante no mar, todo mundo pode se divertir nessa praia.
Quando entram as ondulações gigantes, vale a pena estender uma canga na areia e olhar os profissionais e locais praticarem tow-in, que é uma técnica de surf com ajuda de jet-ski.
Mesmo de fora, você sentirá adrenalina em ver a galera pegando altos tubos.
Confira como se dividem as ondas em cada pedaço da praia de Maresias:
Canto Esquerdo (Barrinha)
O canto esquerdo da Praia de Maresias também é chamado de Barrinha ou Canto da Barra. Da entrada 1 até a Praça do Surf, onde está o Posto dos Bombeiros, costuma ser o lugar mais tranquilo para surfar.
Isso porque nessa parte da praia as ondas normalmente são menores, perfeitas para quem está começando no esporte. Inclusive, as escolinhas de surf do bairro ficam dando aula por ali.
Meio da Praia de Maresias
Do portão 6, que é a entrada do Instituto Gabriel Medina, até o portão 15, que é o meio da praia, a correnteza costuma ser mais forte. As bancadas de areia formam ondas maiores e com força nos dias de ondulações acima de 1 metro.
Nosso bicampeão mundial de surf mora nessa área, por isso não é difícil vê-lo treinar entre as entradas 9 e 10. Maresias é palco de vários campeonatos ao longo do ano. Normalmente, eles costumam ocorrer nessa parte da praia.
Canto Direito (Canto do Moreira)
A partir do portão 15 até o canto direito da Praia, o surf em Maresias fica ainda mais radical. As ondas costumam ser mais tubulares, ideais para quem busca muita adrenalina. O Canto do Moreira, ou CDM para os locais, é muito procurado nas grandes ondulações pelos surfistas profissionais e pelos mais experientes para a prática do tow-in.
As melhores condições tanto no CDM como em toda a praia de Maresias é quando o swell entra na direção sul e o vento sopra de leste. O vento leste é terral, ou seja, vai da terra para o mar. Ele deixa as ondas perfeitas e lisas.
Já se a ondulação estiver de leste, é melhor deixar a prancha de surf em casa e buscar outro tipo de diversão na Praia de Maresias, pois não entram ondas nesse tipo de swell por aqui e o mar fica flat, parecendo uma piscina.
Uma ótima opção para ficar em Maresias é a Pousada Pantai Maresias, bem pertinho da praia, entre as entradas 8 e 9, com acomodações para casais, grupos e famílias.
Encontre Tudo Litoral – com informações Pousada Pantai Maresias