Santos inicia remanejamento de 2 mil toneladas de areia da praia após fortes ressacas

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou o remanejamento da areia da praia carregada pelas ressacas para dentro dos canais 1, 2 e 3. A areia retirada será devolvida para a região entre o canal 5 e o trecho em frente ao Aquário, de onde foi removida pela força e movimentação das marés.

Cerca de 2 mil toneladas de areia deverão retornar aos seus trechos originais da praia. O serviço deverá se prolongar por cerca de dois meses, devido aos cuidados que envolvem a operação, segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela coordenação do trabalho. O serviço é realizado de duas a três vezes por ano com uma pá-carregadeira e quatro caminhões basculantes, cada um com capacidade para 13.500 quilos (9m³).

Areia da praia será remanejada em Santos, SP ( Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

A transferência de areia, realizada há mais de nove anos em Santos, amplia os resultados da barreira submersa. Implementada em 2018 com bags (sacos geotêxteis) entre o canal 6 e a Rua Afonso Celso de Paula Lima, ela faz parte de um projeto-piloto da prefeitura. Ele foi desenvolvido mediante convênio com a Universidade de Campinas (Unicamp) e consiste na instalação de uma barreira submersa com 49 bags em formato de ‘L’, cada um com 7 mil metros cúbicos de areia da própria praia.

A estrutura perpendicular à praia, de 275 metros e instalada a partir da mureta na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, tem a função de armazenar a areia. Já a estrutura paralela à praia, de 240 metros de extensão, tem o objetivo de diminuir a energia das ondas.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas