Santos entra em estado de alerta com previsão de ondas superiores a 3 metros

A Defesa Civil de Santos, no litoral de São Paulo, emitiu um alerta para a previsão de ondas superiores a 3 metros na região, a partir desta quinta-feira (16). O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, explicou que o mar agitado pode afetar a travessia de balsas entre Santos e Guarujá.

Desde terça-feira (14), os ventos na região atingiram 60 km/h, o que ocasionou que o mar ficasse mais revolto. Segundo boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o mar seguirá agitado até a próxima segunda-feira (20).

Com isso, a previsão é de que as ondas ultrapassem 3 metros de altura na noite desta quinta-feira (16) e a madrugada de sexta-feira (17).

Em relação ao nível do mar, a maré nas praias de Santos pode atingir 1,6 metros e 1,9 metros no interior do Estuário na madrugada do próximo domingo (19).

De acordo com Franco, o vento em direção sul/sudoeste em alto-mar empurra a água à costa, causando aumento da maré e das ondas. “Nem é necessário que o vento seja tão forte aqui na cidade, lá em alto-mar já pode ser o suficiente para o mar ficar agitado aqui.”

O especialista destacou que o mar revolto pode afetar a travessia de balsas entre Santos e Guarujá. “As balsas, muitas vezes, são afetadas pela força da maré. O serviço pode ficar afetado por conta da agitação marítima prevista para os próximos dias”, disse.

As ondas em Santos podem atingir mais de 3 metros de altura nesta quinta-feira (16). (Foto: Arquivo/TV Tribuna)

Cuidados

De acordo com boletim emitido pelo sistema Aquasafe Santos na última quarta-feira (15), há possibilidade de impactos em estruturas urbanas costeiras da cidade.

Além disso, banhistas devem evitar práticas náuticas neste período. “Deve-se evitar a prática de atividades marítimas. Muito cuidado aos banhistas, pois a condição do mar agitado traz mais riscos.”, alertou Franco.

Segundo Cassol, embora a previsão seja específica para as praias de Santos, as condições marítimas das praias de outras cidades da região podem ser afetadas.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas