A primavera será de temperaturas e chuvas acima da média no Litoral Norte de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A estação, que tem início na madrugada deste sábado (23) e vai até 22 de dezembro, começa com muito calor e índices elevados, assim como terminou o inverno. Algumas cidades do litoral, inclusive, podem chegar à casa dos 40°C neste fim de semana.
Chuvas acima da média
De acordo com o Inmet, a estação é considerada um período de transição entre um período seco e frio (inverno) para um período úmido e quente (verão).
Por conta disso, é natural que o volume de chuvas aumente, mas, mesmo assim, as chuvas dessa primavera estarão acima da média.
Apesar disso, o maior volume só será registrado entre o fim de outubro e o início de novembro. Assim, as primeiras semanas do próximo mês devem continuar secos.
Temperaturas elevadas
Já em relação às temperaturas que também estarão acima da média, o motivo segue sendo o El Niño, fenômeno que aquece as águas do oceano pacífico.
“O calor extremo que atingiu o país vai continuar na primavera. Não tão intenso quanto o que está ocorrendo agora, que estamos sob um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias em algumas regiões. Porém, nós estaremos nesta primavera e no verão sob influência do fenômeno El Niño, e um dos efeitos é fazer com que as temperaturas fiquem mais altas que a média histórica”, explica o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio.
Fonte: G1