Previsão de chuvas fortes e intensas faz Baixada Santista entrar em estado de atenção

A segunda-feira (28) começou chuvosa na Baixada Santista, litoral de São Paulo, assim como foi o final de semana. E, a previsão é que o tempo se mantenha dessa forma até a próxima quarta-feira (30) com chuvas fortes e persistentes, segundo o Instituto Climatempo. A Defesa Civil de Santos informou que a cidade está em estado de atenção quanto ao risco de deslizamentos. (veja mais abaixo)

O Climatempo informou há grande formação de nuvens sobre a região e forte infiltração marítima. Estes são os motivos, de acordo com o instituto, para as chuvas intensas previstas principalmente até terça-feira (29). A previsão é que as temperaturas permaneçam amenas nos próximos dias.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), as precipitações nos últimos três dias somaram 177 mm em Bertioga, 139 mm no Guarujá, 125 mm em Santos e 120 mm em Cubatão.

A Defesa Civil de Santos, informou, em nota, que por conta do elevado acumulado de chuva dos últimos dias ainda existe o risco de deslizamentos, especialmente no caso de novas chuvas.

O órgão reitera que os moradores que vivem em áreas consideradas de risco devem estar atentos aos sinais de instabilidade de encostas e nas moradias, como trincas, abatimentos, inclinação de estruturas. Caso algo semelhante seja observado, a orientação e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

De acordo com a Defesa Civil de Santos, o acumulado pluviométrico do mês é de 191,5 mm — portanto, em 72h choveu o equivalente a 65,4% do volume.

“As vistorias em áreas de riscos continuam em andamento como medida de prevenção. Os morros da cidade se encontram em nível de atenção, contudo, sem ocorrências”, disse o órgão, que solicitou que os cidadãos se cadastrem no serviço de SMS da Defesa Civil (40199), para recebimento de avisos via celular.

Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e contínuas na Baixada Santista (Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal)

Bertioga

Em Bertioga, onde foi registrado o maior acumulo pluviométricos nas últimas 72h pelo Cemaden, a Defesa Civil do município revelou que o órgão segue atento e realizando vistorias de rotina em áreas de maior vulnerabilidade do município e que, até o momento, não foram registradas ocorrências decorrentes das chuvas.

São Vicente

A Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) de São Vicente informou que a cidade está em estado de atenção com um acumulado de chuva de 102 mm nas últimas 72h. A Defesa Civil não foi acionada para ocorrências.

Praia Grande

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande disse que o índice pluviométrico foi de 141,5 mm nas últimas 72h. Até a última atualização desta reportagem, não foram registradas ocorrências causadas pelas chuvas.

Cubatão

A Defesa Civil de Cubatão, onde foi registrado 120 mm nas últimas 72h pelo Cemaden, não foi acionada para ocorrência devido às chuvas.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas