A Prefeitura de Ilhabela e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, celebram uma parceria para apoiar a retomada consciente do turismo no contexto do avanço da vacinação no país. A iniciativa prevê a colaboração em áreas como inteligência de mercado, para o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo.
O Airbnb vai compartilhar dados agregados sobre comportamento e tendências de viagens com foco na cidade. Essas informações vão ajudar na elaboração de estratégias e no planejamento de ações voltadas ao turismo no município. O Airbnb também vai dividir boas práticas e inovações desenvolvidas pela plataforma, especialmente as que contribuam para viagens seguras e responsáveis. A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros.
“Essa parceria é fundamental, tanto para traçar o perfil do turista que procura Ilhabela, como para a elaboração do nosso plano de cargas. O Airbnb tem acesso a dados de inteligência de mercado fundamentais para o plano, como o número de visitantes, o motivo da viagem e as datas mais procuradas”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Com a retomada do turismo nacional, Ilhabela tem se destacado nas buscas de acomodações no Airbnb. “Ilhabela está conseguindo alavancar novamente a sua indústria, que é o turismo, após mais de um ano de restrições. A plataforma, assim como a cidade, está comprometida a sempre adotar, cobrar protocolos e ações para que os nossos visitantes continuem seguros e possam gozar de saúde para usufruir de todos os nossos atrativos”, salientou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.
“O Airbnb possibilita um perfil de turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia da cidade de forma responsável e segura, com todos os protocolos de higienização e saúde. Esses aspectos ganham ainda mais relevância no contexto da busca por destinos locais e do momento de pós-vacinação”, afirma Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.
Historicamente, o impacto econômico gerado pelo Airbnb tem sido expressivo. No Brasil, chegou a R$ 10,5 bilhões em 2019, considerando gastos de hóspedes em diversos segmentos relacionados ao turismo, como o comércio local, não apenas com acomodação.
Em 2020, 59% dos anfitriões brasileiros disseram que a renda obtida com a locação dos seus espaços no Airbnb os ajudou a permanecer em casa durante a pandemia e 63% mencionaram a renda extra como o principal motivo para alugar imóveis via Airbnb em 2020.
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