Praias de Santos estão impróprias para banho, diz Cetesb

As sete praias de Santos, no litoral de São Paulo, estão impróprias para banho, segundo boletim semanal Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb ). Neste sábado (10), a prefeitura informou que a a análise do órgão foi influenciada por vários fatores, como clima, maré, áreas não-esgotáveis ou fora da jurisdição municipal, ligações clandestinas ou errôneas.

Durante evento realizado em abril pelo Grupo Tribuna, o presidente da Sabesp André Salcedo ressaltou que a qualidade da água das praias é prejudicada pelo esgoto. “Os canais são conectados aos elevatórios […]. Se chove demais, toda a água da cidade escorre para os canais, levando a poluição. As comportas não aguentam e há extravasamento [para o mar]”, disse na ocasião.

De acordo com a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml, o que acontece nas praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino [em dois trechos].

Em São Vicente, as praias de Milionários, Gonzaguinha e Prainha estão com bandeira vermelha. Em Guarujá, apenas a Praia do Perequê está imprópria para banho.

Santos tem todas as praias impróprias para banho, diz Cetesb (Foto: Arquivo A Tribuna Jornal)

Problemas

A Cetesb aponta que a água quando imprópria pode aumentar o risco de contaminação e doenças como: Hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras, sendo a mais comum a gastroenterite, que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

“O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um – se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água”, explica a companhia.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas